Próteses avançadas diminuem as limitações físicas

Paciente com joelho Powe Knee, da Össur

O avanço tecnológico trouxe diversas facilidades e melhorou de forma considerável a expectativa de vida de milhões de pessoas pelo mundo. Mesmo quem perdeu um membro do corpo também encontra na tecnologia a possibilidade de recomeçar a vida. As próteses estão a cada ano mais avançadas, apresentando novidades que aproximam cada vez mais a realidade ao que vemos nos filmes de ficção.

Atualmente, as próteses estão muito mais leves, resistentes, confortáveis e podem atender às inúmeras necessidades que cada pessoa amputada tem para retomar o dia-a-dia normalmente. Existem modelos, produzidos com fibra de carbono, que podem pesar até menos que 800 gramas, além de possibilitarem maior impulsão, podem ser indicadas até para esportistas. Outras apresentam bombas que, ao fazer a adaptação lateral, proporcionam uma melhor prevenção das articulações e menor gasto de energia.

Encaixe – O próprio encaixe da prótese também evoluiu. “Em peças antigas, o encaixe era feito em polifórmio, que fazia pressão sobre a parte óssea do coto, ou seja, de fora para dentro, o que proporciona desconforto ao paciente”, lembra o protesista-ortesista Luciano Alves. Hoje, os mais modernos trabalham com um sistema a vácuo que não realiza a compressão, mas a expansão da musculatura, melhorando a circulação sanguínea e equiparando a pressão interna à natural, o que dá aos pacientes a sensação de que a prótese seria continuação da perna.

Joelho – uma das articulações mais complexas do corpo, o joelho também possui um substituto artificial no mesmo nível de complexidade. Os modelos computadorizados, como C-Leg, da Otto Bock, e o Power Knee (foto), da Ossur, são os mais avançados na atualidade. Eles possuem um chip que faz uma análise do solo em que a pessoa caminha e se adapta a ele. Então, o usuário tem facilidade e conforto para se locomover sobre qualquer tipo de terreno. “Dá a sensação ao paciente de que está andando sempre em locais planos e, por isso, ele tem mais equilíbrio e segurança, além de um menor gasto energético”, explica o especialista da Ortopédica Catarinense.

Outras características que diferenciam os novos modelos de prótese do joelho é que elas possuem três sensores, que enviam informações sobre a alternância de movimentos. O chip, que atua como se fosse um cérebro, lê esses dados e já reconhece o movimento antes mesmo dele acontecer. Também é o único que realiza o processamento das informações do movimento tanto na fase de balanço quanto na de apoio, função que as próteses antigas não têm.

Um dos beneficiados por essa prótese é Carlos Renato do Rosário. Segundo o eletricista, as possibilidades que essa tecnologia lhe oferecem são surpreendentes. Para ele, a segurança no andar é o maior diferencial, comparado com os outros modelos que já utilizou. “A sensação de que você vai dar o passo e que a prótese vai te segurar não tem como descrever”, comenta, destacando ainda, o conforto, em qualquer tipo de terreno.

Segundo Luciano Alves, é importante lembrar que toda essa gama de opções está aí para ajudar os mais diversos casos que os pacientes apresentam. Ele lembra que nem sempre um modelo mais moderno é o mais indicado para determinado caso. Assim, o médico e o protesista devem orientar e ajudar a pessoa na hora de escolher sua prótese, mas a definição final deve ser do futuro usuário. “É importante trabalhar para que o paciente tome as suas próprias decisões, afinal é ele quem vai usar o equipamento”, reconhece.

Fonte: Ortopedia Catarinense

Passo Firme – 30.03.2011
Quando sua realidade muda, seus sonhos não precisam mudar.

Anúncios

Um comentário em “Próteses avançadas diminuem as limitações físicas

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s