Tive câmera digital furtada da bagagem em voo da Webjet

Nesta úlltima quarta-feira (11) viajei de Salvador/Belo Horizonte pelo voo 6719 da Webjet para visitar duas ortopedias que confeccionam próteses hi-tech, e tive minha câmera digital (uma Panasonic modelo DMC-ZR3 nova com capa flexível e carregador de bateria) furtada da bagagem. No check-in ainda em Salvador informei à companhia aérea que a mala precisava de lacre, pois não tinha cadeado, mas o atendente do guichê disse que estavam sem lacres de bagagem, mas que “não havia problemas em despachar a bagagem assim mesmo”.

Como estava sozinho, com duas sacolas que, juntas, somavam quase dez quilos, não tinha como levá-las como bagagem de mão, ou seja, tinha que despachar assim mesmo. Quando cheguei ao aeroporto de Confins, peguei a bagagem aparentemente normal em sua primeira aparição na esteira e seguir para Belo Horizonte (BH), dando falta da máquina digital apenas quando cheguei a OrtoSolutions, primeira ortopedia visitada.

Transtornado pelo fato do produto ser novo, conter vídeos e fotos minhas e de minha família e também por depender do equipamento para registrar minha passagem por BH, imediatamente liguei para o 0800 da Webjet para registrar uma reclamação na esperança inicial de reaver o produto. Após várias tentativas, conseguir registrar a ocorrência (Protocolo 246650) com uma funcionária de nome Lucimeire, que me questionou porque não o fiz no aeroporto. Como eu iria adivinhar que justo a câmera digital, acomodada no fundo da bagagem, seria roubada? Apesar do registro, fui informado que uma resposta da companhia seria dada em cinco dias úteis.

HISTÓRICO DE FURTOS – Inconformado com o aparente descaso e a morosidade em as coisas estão sendo conduzidas, resolvi dar uma googlada com as palavras RECLAMACAO + FURTO + BAGAGEM + WEBJET e tomei um baita susto! Várias pessoas já foram vitimas de situações semelhantes, a maioria delas envolvendo furto de produtos eletrônicos, como I-pad, notebooks e câmeras fotográficas, seguidos de perfumes, roupas de grife e demais objetos comprados no exterior.

O que revolta e entristece ao mesmo tempo e que a Webjet, uma companhia relativamente nova e competitiva apenas no quesito “preço”, já entra no mercado com esse ranço de descaso e maus tratos para com o consumidor. Pelo que percebi na maioria dos relatos, a empresa, que  cobra caro e em dinheiro por um serviço de bordo ruim e vende passagens de ultima hora como uma lotação de rodoviaria, insiste em de abster da responsabilidade, apesar do aumento do números de reclamações.

Já viajei por outras companhias aéreas (TAM, Gol e Ocean Air (atual Avianca) com a bagagem nas mesmas condições e nunca tive problemas com furtos, embora estas não estejam isentas de problemas dessa natureza.  Segundo levantamento da Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac), o numero deste tipo de ocorrência subiu, e as companhias TAM e Webjet encabeçam as reclamações. Diante disso, fica evidente que tanto a Infraero quanto as empresas sabem do que acontece, mas ficam inertes na tomada de providencias. Nesse jogo de descasos quem sofre, como sempre, e o consumidor.

Vou esperar os cinco dias úteis estabelecidos e, caso a Webjet não restitua o prejuízo, não terei alternativa a não ser entrar na Justiça. Voltei para Salvador – infelizmente pela mesma companhia – nesta sexta-feira (13) e desta vez o funcionário do check in disse claramente que a Webjet não fornece mais lacres para bagagem. Agora vou registrar um boletim de ocorrência na Policia Civil e no Juizado Especializado do aeroporto, para começar a reunir documentos de uma provável ação judicial.

Quem pensa em viajar de avião pela Webjet recomendo pensar duas vezes. Conhece a frase ‘o barato sai caro’? Pois bem, constatei sua veracidade agora. Quem já comprou passagem, sugiro não deixar nada de valor na bagagem despachada. Além de lacrar a mala com cadeados, é bom gastar alguns tostões para proteger a mala com aqueles lacres-bag’s, um tipo de filme plástico à vácuo, pois são perceptíveis em caso de violação. Apesar de todos os cuidados, verifique sua bagagem assim que a retirar da esteira, uma vez que, em se tratando de Webjet tudo é possível.

Leia também:

Webjet deve me indenizar por câmera furtada da bagagem

Cresce o número de furtos e extravio de bagagens em aeroportos: veja como se prevenir

Passo Firme – 12.05.2011 (atualizada em 14.05.2011)

Existem razoes para acreditar. Os bons são maioria.

20 comentários em “Tive câmera digital furtada da bagagem em voo da Webjet

  1. Lázaro,
    Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, só que eu fui de Salvador pro Rio de Janeiro, no dia 16/05/11. Fiz o check-in às 2 da manhã e só decolamos às 5h. Acredito que os gatunos estão no aeroporto de Salvador. Minha mala também estava sem cadeado, pedi um lacre e me disseram a mesma coisa: não temos. Incrível é que a mesma bagagem eu levei como bagagem de mão na ida para Salvador, aí na volta exigiram que despachasse, mas eu esqueci de retirar a câmera. Furtaram minha câmera Sony DCS – W530, novinha. E a Webjet também disse que não tem responsabilidades sobre este fato. Acontece que a bagagem foi entregue à empresa e ela é responsável a partir deste momento. Já fiz o registro da ocorrência na Polícia Civil e já fui ao Juizado Cível. A audiência de conciliação está marcada para setembro. Quero minha câmera de volta! É um absurdo que tenhamos que pagar caro por um serviço vagabundo e ainda sermos roubados!! Vou até o fim! E não fiquei perdendo tempo tentando negociar com a empresa aérea, sei que não adianta, tentei resolver, não quiseram, então justiça!. Agora só espero que a justiça seja feita!
    Boa sorte pra você!!

    Curtir

    1. Jamile

      É um absurdo mesmo que tantas pessoas estejam sendo vítimas e a Infraero não tome qualquer providência em relação à empresa. Em que Juizado Cível você reclamou? Foi na Defesa do Consumidor? Precisou de advogamos? Me dê orientações, pois eu vou precisar fazer a mesma coisa.

      Abraços

      Lázaro

      Curtir

    2. Jamile, os gatunos não estão só em Salvador não. O mesmo aconteceu comigo num voo Rio-São Paulo no dia 29/10/2011. Acredito que seja um conluio. Uma atendente da Webjet me disse que o problema é com uma terceirizada, isso pouco importa. a responsabilidade é da Webjet sim! Agora to vendo quantas reclamações aconteceram por causa disso. Também vou entrar com ação.

      Curtir

      1. Jamile,

        Com certeza este problema vem acontecendo em aeroportos de todo o Brasil. Basta entrar, por exemplo, no site “Reclame Aqui” e digitar “furto de bagagem” que aparece uma série de reclamações dessa natureza. Eu não perdi tempo, ingressei com uma ação contra a Webjet e estou aguardando agora a decisão judicial. Sugiro a todos que passam por este problema fazer a mesma coisa! Abraços

        Curtir

  2. Ah!! Algum funcionário te orientou a fazer registro dos pertences na sua mala?? Não recebi esta informação e dizem que sem este registro é difícil provar o que havia dentro da mala.

    Curtir

    1. Oi!

      Eu sou baiana mas estou morando no Rio de Janeiro. Entrei com ação num fórum aqui na Ilha do Governador. No Juizado Cível e a causa é sim na Defesa do Consumidor, pois esta é uma relação de consumo.
      Você pode dar entrada em qualquer fórum, mas se tiver juizado no aeroporto adianta seu lado. Eu fui diretamente no fórum porq no juizado do aeroporto me disseram que encaminhariam para o fórum mais próximo do meu endereço.
      Tenho certeza que furtaram minha câmera em Salvador pois minha mala foi despachada 3 horas antes do voo e deu tempo suficiente para eles pegarem, já que a mesma estava sem cadeado. Assim como vc, eu também pedi o lacre mas o funcionário disse que não tinha. Não me orientaram a fazer registro do valor dos meus pertences despachados e eu, como uma idiota, confiei na empresa. Agora estou com este problema que tem me causado o maior estresse. Mas não espere pela Webjet não. Tente negociar, mas não perca tempo insistindo. Entre logo com a ação. Primeiro faça um registro de ocorrência e depois vá ao juizado. Guarde os papéis comprovantes de despacho, do horário do voo, td o que puder. Tenho fé de que td se resolverá positivamente.

      Boa sorte!

      Um abraço!

      Curtir

      1. Viajei no dia 07.10.2011 com WebJet de Curitiba à porto Alegre e também tive minha bagagem Saqueada quando despachei a bolsa em Curitiba. Solicitei no chek-in que lacrassem a bagagem no que fui prontamente atendido. Já em Porto Alegre quando no hotel fui desfazer minha Bolsa, percebi a falta de minha colonia 212 SEX MAN as qual paguei US 62.00 no Free Shopp em Buenos Aires. Além disto, eu levava um barbeador na bagagem que foi ligado e quando quis utilizar estava sem carga alguma de bateria. Acredito que não levaram também porque ele estava sem o carregador de bateria. sugiro que ao viajarem levem de casa um cadeado, pois só o lacre não dá segurança alguma, imagino que qualquer funcionario da companhia tenha os lacres e possa estar sabotando a empresa.

        Curtir

      2. Jamile,

        Ingressei com uma ação judicial e ganhei a causa. O 2º Juizado Cível de Defesa do Consumidor de Salvador condenou a Webjet a pagar indenização de R$ 1.086 por danos morais e materiais, por conta do furto de uma câmera digital durante a viagem. A decisão, proferida em outubro do ano passado, foi homologada pela juíza titular Michelline Luz, que responsabilizou a companhia aérea pela violação da bagagem durante a viagem aérea e pela má-prestação dos serviços. Veja mais detalhes em: https://passofirme.wordpress.com/2012/05/07/webjet-deve-me-indenizar-por-camera-furtada-da-bagagem/

        Por isso, minha dica é: entre na Justiça e boa sorte!

        Att.

        Lázaro Britto
        Blog Passo Firme

        Curtir

    2. Jamile,

      Não me orientaram nada. Por isso, ingressei com uma ação judicial e ganhei a causa. O 2º Juizado Cível de Defesa do Consumidor de Salvador condenou a Webjet a pagar indenização de R$ 1.086 por danos morais e materiais, por conta do furto de uma câmera digital durante a viagem. A decisão, proferida em outubro do ano passado, foi homologada pela juíza titular Michelline Luz, que responsabilizou a companhia aérea pela violação da bagagem durante a viagem aérea e pela má-prestação dos serviços. Veja mais detalhes em: https://passofirme.wordpress.com/2012/05/07/webjet-deve-me-indenizar-por-camera-furtada-da-bagagem/

      Por isso, minha dica é: entre na Justiça e boa sorte!

      Att.

      Lázaro Britto
      Blog Passo Firme

      Curtir

  3. Gente q absurdo, estou tentando fazer minha compra por internet na Webjet, e o site da: Compra nao confirmada, o trecho compra nao confirmada. O trecho informado não corresponde ao trecho do Chek-in passageiro. Verifique. Linha: 0 Número de controle 231556662.

    Imaginem so, estou o dia todo tentando. Liguei no 0800 para reclamar, eles informaram que so pode registrar o erro mas nada alem pode ser feito. E no 0300, vendas por telefone, cobram taxa de 60,00 reais, para vender por telefone

    Absurdo… nao sabem o que se trata. E ainda cobram para vender por internet. Já reservei hotel e carro, e agora a venda está comprometida por um erro desconhecido. Estou absurdado com este problema.

    Curtir

  4. Realmente a Webjet nao prima pela confiabilidade. Ontem o aeroporto de Guarulhos teve um dia de caos pela irresponsabilidade das autoridades que permitiram uma inauguracao de mega igreja proxima. Funcionario da Webjet informou que nao havia dado o ‘no show’ no sistema para evitar encargos na remarcacao da passagem e afirmou que havia ainda 40 vagas no voo seguinte para Salvador. Apos mais de 1 hora na fila para remarcar, a atendente afirmou que, aas 18 h, somente havia 18 vagas no voo e que o proximo com vagas seria na tarde do dia seguinte. Mais: cobrou R$200 de ‘no show’. O 0300 somente funciona algumas horas por dia e o site nao facilita reclamacoes e remarcacoes. Sinto que fui ludibriado pelos funcionarios da Webjet para ‘ acalmar’ os queixosos.

    Curtir

  5. Tentaram roubar nossa mala qdo chegamos no aeroporto de Guarulhos.Era Webjet também.Eu tinha colocado 2 fitinhas para marcar a mala,e quando chegmaso ao aperoprto de Guarulhos só tinha uma fitinha.Foram eles que tiraram,é lógico!Sorte que não conseguiram roubar nada!!

    Curtir

  6. No último dia 12/04 voei pela primeira vez com essa empresa , fiz o check-in por volta das 18:00 , com voo marcado para as 20:24, o embarque só começou as 21:15 sem a menor explicação nem pedido de descupas , entrando no avião ficava claro que quem não pegasse o tal cardapio das mão das comissárias mau recebiam boa noite , observei a arrogância de uma comissária ao pedir que uma passageira sentada ao meu lado desligasse o celular mesmo em modo desconectado , achei que se a menina demorasse mais um segundo ia levar uma [editado pelo Reclame Aqui] da ou algo parecido , a mesma falta de educação e de paciência ao auxiliar as pessoas a acomodarem suas bagagens de mão , com direito a boquinha torta e tudo tipo , que saco !! decolamos de Salvador as 21:30 , durante um voo NOTURNO E COM ATRAZO BEM CONSIDERÁVEL, uma constatação , os passageiros que consumiam coisas do tal cardapio com preços pra lá de abusivos , recebiam sorrizinhos amarelados , na fileira ao meu lado tinha um ser sentado ao lado da porta de emergência e toda hora pedia mais uma geladinha ( cerveja ) era prontamente atendido , estranho foi ver a mesma comissária que antes da decolagem perguntou ao cidadão se ele gostaria de trocar de lugar , se ele estaria apto a operar a PORTA DE EMERGÊNCIA , foi a mesma a servir as tais GELADINHAS durante voo inteiro ,como se não bastasse , as luzes não nem diminuidas para o FUNCIONAMENTO DO BOTECO , sugiro a tal empresa que monte um balcão na gale do fundo , podem até decorar com luzes coloridas quem sabe , mas que a maioria dos passageiros não consumidores de geladinhas durante voo , pudessem ao menos dormir ou avisem isso no site no ato da venda de passagens , eu mesmo comprei sem ter noção dessa furada , e pelo que vi no desembarque a maioria dos passageiros estavam indignados . chegamos no galeão depois das 23:30, eu que programei meu voo pra ainda pegar um frescão que me deixaria na porta de casa , por conta do atrazo , tive que morrer num taxi que me custou 8 X MAIS que o frescão , como cheguei no rio cansado, injuriado , só quiz pegar minha mala e ir pra casa , não tive a a sacada de verificar nada , quando cheguei em casa , notei que abriram minha mala, pegaram um TENIS NOVINHO , e fecharam a mala cuidadosamente como se nada tivesse acontecido, volto a dizer fiz o check-in bem antes da hora , to indignado porque agora é aquela história , só me resta o desabafo, nada fazer !!!e a história é sempre a mesma !!! eu que trate de digerir isso tudo , que de um jeito de engolir esse absurdo , fiquei com a impressão que optei por uma empresa bem bagaceira , e só pra constar , minha passagem não foi nem de longe um preço promocional

    Curtir

    1. Robson,

      Observei essas situações também quando viajei por esta companhia e posso dizer que é lamentável! Caso ainda não saiba, em relação ao furto de minha máquina, ingressei com uma ação judicial e ganhei a causa. O 2º Juizado Cível de Defesa do Consumidor de Salvador condenou a Webjet a pagar indenização de R$ 1.086 por danos morais e materiais, por conta do furto de uma câmera digital durante a viagem. A decisão, proferida em outubro do ano passado, foi homologada pela juíza titular Michelline Luz, que responsabilizou a companhia aérea pela violação da bagagem durante a viagem aérea e pela má-prestação dos serviços. Veja mais detalhes em: https://passofirme.wordpress.com/2012/05/07/webjet-deve-me-indenizar-por-camera-furtada-da-bagagem/

      Por isso, minha dica é: entre na Justiça e boa sorte!

      Att.

      Lázaro Britto
      Blog Passo Firme

      Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

