Lázaro Britto testa próteses em ortopedias de Belo Horizonte

Como ficou sabido por todos por meio do meu relato da experiência traumática de voar pela Webjet – quando tive minha câmera digital furtada da bagagem – passei os três últimos dias na charmosa capital mineira, a cidade de Belo Horizonte (BH). O objetivo? Visitar duas ortopedias (OrtoSolutions e Shopping Ortopédico) onde realizei orçamento da C-Leg no início do ano para uma avaliação do coto e fazer um teste drive em três tipos de joelhos ortopédicos e outras opções de componentes não tão caros quanto uma prótese computadorizada. ‘Foi uma viagem a negócios’, poderia dizer.

Fiquei hospedado em casa de uma amiga de trabalho, situada no bairro Funcionários (foto acima), localizado na região centro-sul de BH. Com arquitetura repleta de casarões imponentes, edifícios antigos em meio as outros que se erguem e traçado de ruas arborizadas, além de uma grande variedade de comércio e serviços, a localização privilegiada da região pode ser comparada aos bairros Graça e Vitória, em Salvador.

3R92
3R80

Na quarta-feira (11) passei o dia na OrtoSolutions, localizada no bairro Serra, na companhia do técnico ortopédico Win Stynen, fundador da empresa. Após avaliação do coto pelo fisioterapeuta da casa, conversamos bastante sobre algumas opções de componentes indicados para o meu caso, em especial tipos de encaixe (o item mais importante de uma prótese), joelho (pneumáticos, hidráulicos e computadorizados) e (dinâmicos e os de fibra de carbono). Na parte da tarde, fiz um test drive em dois joelhos disponíveis na casa: 3R92 e 3R80 (foto), ambos da Otto Bock.

Já no dia seguinte foi o dia de conhecer a estrutura do Shopping Ortopédico, que fica no Funcionários, bairro onde fiquei hospedado. Nesta ortopedia, além da avaliação do coto pelo fisioterapeuta especializado em próteses Fabrício Daniel, pude realizar um exame chamado Baropodômetro Computadorizado, que avalia a pressão do corpo sobre o pé existente por meio de plataforma de força. Segundo o fisioterapeuta, o exame permite avaliar os pés em função da marcha, possibilitando a compreensão das diversas repercussões que influenciam no caminhar e na postura corporal do usuário de prótese.

Rheo Knee

Tive ainda a oportunidade de testar o joelho computadorizado Rheo Knee, da Ossur (foto), concorrente do C-Leg. Pretendo escrever adiante um post exclusivo sobre minhas impressões sobre os joelhos testados, mas adianto que mesmo utilizando um encaixe de resina, consegui andar e ter boas impressões.

Veja abaixo um vídeo promocional da Ossur sobre o Rheo Knee e outros joelhos da Ossur:

A conclusão preliminar é que, apesar do furto da câmera digital na Webjet (vou lamentar o ano inteiro… rsrs), a viagem à BH valeu muito a pena justamente por cumprir o propósito a que se destinava…, que era minha avaliação física como futuro usuário de perna mecânica, além de conhecer pessoalmente algumas das ortopedias que fazem próteses hi-tech em diferentes regiões do país.

Como dizem os mineiros… foi bom demais da conta!

Passo Firme – 14.05.2011

Existem razões para acreditar. Os bons são maioria.

12 comentários em “Lázaro Britto testa próteses em ortopedias de Belo Horizonte

  1. Olá Lázaro, sou de Uberlândia-MG, técnico ortopédico e gostaria de saber se você já está usando algum tipo de perna ou só esta em fase de testes para ver qual a mais confortavel e segura? Qualquer duvida ente em contato.
    Centro Técnico Ortopedico Lacerda
    Renan Vieira Responsável Técnico
    Telefax: (34) 3234 – 8204

    Curtir

  2. Olá, Lázaro!
    Fui amputada a pouco tempo e ainda estou na fase dos orçamentos. Sou do ES, mas a empresa que se propôs a me ajudar a conseguir a prótese exigiu um orçamento feito em outro estado (só pra complicar.. rsrs). Ao buscar por uma clínica ortopédica em MG, encontrei seu blog. Temos muitas ideias pra trocar, pelo jeito… Gostaria de umas dicas (já que vc está em um estágio mais avançado de reabilitação do que eu).
    Sucesso!!

    Curtir

  3. Olá Lázaro, meu nome é Dayse sou amputada a mais de 30 anos. Como faço para tentar adquirir uma perna biônica, pois não tenho condições de comprar. Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Dayse

      Sou Lázaro Britto, redator do Blog Passo Firme. Outro dia vc deixou um comentário em uma das matérias do blog perguntando como conseguir uma perna biônica pelo SUS. Informo que o SUS ainda não concede perna mecânica com essa tecnologia, apenas as mais simples. Escrevi uma matéria recente sobre isso, que mostra como conseguir próteses pelo SUS. Veja em: https://passofirme.wordpress.com/2011/10/02/como-conseguir-proteses-e-aparelhos-ortopedicos-pelo-sus/

      Abraços

      Lázaro Britto

      Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!