Chega ao mercado perna biônica com inteligência artificial

A empresa Ossur apresentou uma nova geração de prótese de joelho que incorpora avanços tecnológicos de última geração, o que a torna a primeira prótese disponível a se aproximar dos conceitos de biônica até agora somente vistos nos filmes de ficção científica.

Projetada para pessoas que tiveram a perna amputada acima do joelho, a prótese incorpora alimentação própria, sensores, atuadores e um computador rodando um programa de inteligência artificial que permite que os pacientes caminhem naturalmente e em segurança.

Ao contrário das próteses tradicionais, onde o paciente deve se adaptar ao aparelho, a nova prótese Power Knee permite um andar totalmente natural, segundo depoimento do primeiro paciente a recebê-la. “É mais ou menos como se estivesse dirigindo um caminhão e agora alguém me deu um carro esportivo,” disse Greg Gadson, que perdeu a perna na Guerra do Iraque.

Segundo a empresa, a prótese inteligente restaura a função muscular perdida e permite que os pacientes desempenhem todas as atividades normais do dia-a-dia sem precisar pensar e calcular seu próximo movimento.

MÚSCULOS BIÔNICOS – Assim que a prótese detecta o contato com o solo, o que é feito automaticamente por meio de sensores, ela libera o movimento em qualquer ângulo de flexão, transmitindo a sensação de total estabilidade. Sensores adicionais de torque garantem que o movimento não ficará travado ou que seja exagerado, permitindo um ritmo natural de andar.

O complexo conjunto de sensores garante que os atuadores da prótese -, os equipamentos que de fato executam o trabalho, algo como os “músculos biônicos” – serão sempre acionados na medida certa. Isso é essencial em situações comuns no dia-a-dia, mas que são extremamente complicados de se controlar mecanicamente, como subir e descer escadas e se sentar e levantar.

CÉREBRO DA PRÓTESE – Entre os conjuntos de sensores e atuadores está o “cérebro” da prótese, um programa de inteligência artificial que analisa continuamente a interação entre o equipamento e o paciente.

O programa foi desenvolvido para privilegiar a segurança e a estabilidade da prótese. E, como todo programa de inteligência artificial, ele aprende com o uso, adaptando-se às situações e aprendendo a lidar com os novos movimentos.

A prótese biônica está em fase de pré-comercialização e continuará em testes avançados, devendo estar disponível comercialmente a partir de 2010. A empresa não divulgou preços.

Leia também:

Braço biônico revoluciona campo das próteses

Mão biônica passa da ficção para a realidade

Fonte: Site Inovação Tecnológica

Passo Firme – 26.05.2011
Existem razões para acreditar. Os bons são maioria.

Anúncios

9 comentários em “Chega ao mercado perna biônica com inteligência artificial

  1. Gostaria de saber qual o custo de uma perna desta e qual a forma de pagamento, pois trata-se de uma pessoa que trabalha como vendedor autonomo, e em acidente de moto tranporte o qual o mesmo precisa usar pra trabalhar e manter sua familia, pois sua condição hoje de ganho é de uma beneficio de R$ 541,00 mensais existe alguma forma de pagamento de longo prazo, ou ate mesmo a possibilidade dele conseguir uma doação desta perna, pois o mesmo encontras-se deprimido apos esta mutilação e precisa muito de ajuda, o mesmo mora na cidade de Porto da Folha-Se, como tambem não tenho condições de ajuda-lo financeiramente, estou me dispondo a pedir ao senhores, mesmo que não seja um equipamento de tão alta precisão mais algo que o mesmo pudesse locomover-se de moto pois é o unica forma que o mesmo tem pra se locomover apos conseguir este equipamento, para financiar uma outra moto e seguir sua vida. Sem mais para o momento agradeço a atenção, e aguardo uma resposta positiva dos senhores.

    Grato,

    Carlos Barboza

    Contato 79-99458646

    Curtir

    1. Prezado Carlos

      Não sei especificar exatamente qual o valor de uma perna biônica semelhante à citada na matéria, mas posso lhe garantir que, além de muito cara – algo acima dos R$ 100 mil – não é concedida pelo Sistema Único de Saúde. No entanto, o governo concede gratuitamente próteses mais limitadas, mas que podem atender às necessidades de reabilitação de seu amigo recém amputado. Já procurou se informar junto à Secretaria de Saúde do seu Estado? Eles poderão lhe ajudar.

      Leia também esta matéria, pois lhe será útil:https://passofirme.wordpress.com/2011/10/02/como-conseguir-proteses-e-aparelhos-ortopedicos-pelo-sus/

      Espero ter ajudado!

      Curtir

  2. dia 04/06/09 eu sofri uhm assidente d trato q nesse assidente eu perdi a perna esquerda e fraturei a outra eu nao conssigo me adapta com a minha protze q ganhei do sistema unico de saude por que ela machuca bastante ate chega a corta eu queria uma opiniao sobre uma protze q eu possa conpra nao muito cara mais q nao machuque o meu coto eu to com 19 anos arressem e tenho muita coissa pra fazze ainda!!! Espero ansiosso a resposta abrasos 🙂

    Curtir

    1. Rodrigo,

      Qual o tipo de prótese você está usando? De que cidade você é? A depender do tipo de amputação (se femural ou tibial) e condições de seu coto em termos de condicionamento físico, existem outras possibilidades e opções de próteses mais indicadas para um usuário de 19 anos, mas infelizmente o nosso Sistema Único de Saúde não cobre. Só concede o básico.

      Você me falou que o motivo de sua amputação foi um acidente. Acidente automobilístico ou de trabalho? Não foi indenizado? Tentou sua reabilitação pelo INSS ao invés de SUS?

      Att.

      Lázaro Britto

      Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s