Ouvido biônico disponível pelo SUS

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal-RN, realizou as primeiras cirurgias de implante coclear em rede pública naquele Estado. O ouvido biônico, como é conhecido, é um recurso que vem se popularizando no país, mas que ainda é considerado caro. Cada eletrodo implantado custa em média R$ 60 mil. A equipe do HUOL, comandada pelo professor coordenador da residência médica em otorrinolaringologia, Dr. Pedro Cavalcanti recebeu o apoio da ME-DEL, empresa suíça fabricante dos aparelhos e das secretarias estadual e municipal de saúde para realizar a cirurgia. “Pretendemos nos tornar um centro formador de especialistas capacitados para realizar implante coclear”, disse o professor.

O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, que será decodificado pelo córtex cerebral. O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual, que apenas amplifica o som. O implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som.

Segundo Pedro Cavalcanti, o implante é indicado tanto para os pacientes que nasceram sem audição, quanto para os que foram perdendo a capacidade de ouvir progressivamente. “Para os portadores de deficiência auditiva neurossensorial severa ou para os que não apresentaram resultados auditivos satisfatórios com o uso de aparelhos, é indicado o implante coclear”, explicou o professor.

Fonte: Tribuna do Norte

Passo Firme – 10.06.2011
Vote no Blog Passo Firme para o Top Blog 2011

Anúncios

2 comentários em “Ouvido biônico disponível pelo SUS

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s