Primeiro transplante de osso biônico é realizado em criança americana

Em abril deste ano, Josalyn Kaldenberg (foto), de 8 anos, tornou-se a primeira criança dos Estados Unidos – e do mundo – a receber um osso biônico expansível (ou seja, que acompanha o seu crescimento). A operação substituiu partes do seu cotovelo e ombro, o que impediu que seu braço direito fosse amputado, já que ela tinha desenvolvido um câncer nessa região dos ossos. A cirurgia foi um sucesso e agora a menina já pode tocar novamente piano, instrumento que praticava antes de desenvolver a doença. As informações são da rede norte-americana ABC.

Josalyn foi diagnosticada com osteosarcoma, um raro câncer ósseo, em novembro do ano passado. O tumor toma conta dos ósseos dos braços ou pernas, destruindo o tecido ósseo e se espalhando por todo o corpo. Décadas atrás, o único tratamento possível era a amputação rápida do membro afetado. Recentemente, porém, a combinação entre quimioterapia e transplante de ossos artificiais tornou possível a preservação das áreas afetadas. Contudo, o procedimento em crianças ainda é raro pelo fato de que seus ossos estão em fase de crescimento. No caso da garota norte-americana, foi usada uma prótese expansível, que irá acompanhar o seu crescimento, algo até então inédito.

Sem dinheiro para pagar pelo caro procedimento, a família da menina contou com a solidariedade de médicos, do hospital e da empresa que fabrica a prótese. Com o sucesso da operação, a garota terá quase toda a mobilidade e força do braço direito. “Seu ombro ficará mais fraco, mas o cotovelo e punho já estão funcionando normalmente”, garantiu Douglas Letson, responsável pela cirurgia, em entrevista à ABC.

Todo ano, enquanto estiver crescendo, Josalyn precisará voltar ao centro cirúrgico para que os médicos façam uma pequena incisão no seu ombro. O objetivo é ajustar um parafuso que alonga a prótese. A previsão é que o osso biônico dure a vida toda da menina.

“É incrível observar o que médicos conseguiram fazer. Eles uniram novamente os tendões, os vasos sanguíneos e os nervos, fazendo com que o braço funcione quase que perfeitamente”, explicou a mãe da garota, Heide Kaldenberg. Mesmo com uma cicatriz de 30 centímetros, Josalyn está muito feliz com seu braço novo. A única desvantagem, que é também motivo de piada entre a família, é o fato que ela é barrada em aeroportos, pois seu osso biônico dispara os detectores de metal.

Nota: a videoreportagem é da ABC News e não possui legendas em português.

Fonte: G1 / Foto: ABC News

Passo Firme – 18.06.2011
Vote no Blog Passo Firme para o Top Blog 2011

Anúncios

Um comentário em “Primeiro transplante de osso biônico é realizado em criança americana

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s