Oficina Ortopédica no Piauí servirá de modelo para outro estado nordestino

Os festejos do São João não é a única coisa boa que o Nordeste do Brasil faz. A oficina ortopédica (foto) do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), localizado em Teresina-PI, foi indicada pelo Ministério da Saúde à Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) como modelo na área de reabilitação de amputados. Na última segunda-feira (20), representantes da Sesap visitaram o Centro para conhecer a estrutura, o funcionamento da oficina ortopédica e a forma de gestão da instituição com o intuito de implementar, no Rio Grande do Norte, o modelo desenvolvido pelo Ceir.

Fernanda Feijó, uma das representantes da Sesap, explica que a instituição foi escolhida por indicação do Ministério da Saúde, que considera o trabalho de reabilitação da pessoa com deficiência física desenvolvido no Ceir pelo SUS uma referência nacional. A estrutura e a qualidade do trabalho desenvolvido no centro já despertaram também o interesse de representantes de governos e ONGs de vários estados brasileiros, a exemplo de Ceará, Sergipe, Tocantins e Pernambuco.

O Ceir (foto) foi construído aos moldes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e já realizou quase 200 mil atendimentos em três anos de funcionamento. O superintendente multiprofissional do Centro, Aderson Luz, acompanhou as profissionais e apresentou cada locação, função e modo de trabalho aplicado. “Só o fato do Ministério da Saúde indicar o Ceir para servir de modelo a outros estados já mostra que estamos no caminho certo. Daremos todo o suporte no auxílio técnico ao estado do Rio Grande do Norte nesse processo” explica Aderson.

Na oficina ortopédica as visitantes foram acompanhadas do coordenador Paulo André Ramos, que explanou sobre o trabalho e funcionamento desenvolvido no setor. “Estou maravilhada com a estrutura, organização e tecnologia trabalhado aqui no Ceir. Sem dúvidas é um trabalho que tem que ser implantado em outros lugares”, disse a terapeuta ocupacional Denise Sampaio, do Rio Grande do Norte.

A oficina ortopédica do Ceir produz órteses, próteses, aparelhos auxiliares de locomoção e é responsável pela concessão de cadeiras de rodas no Piauí, todos pelo SUS. Ela foi implantada há pouco mais de dois anos e já produziu cerca de 13 mil órteses, próteses ou outros meios auxiliares de locação. Tudo é feito sob medida para cada paciente.

A oficina tem capacidade para produzir até 400 peças por mês, mas os produtos possuem tempo de produção diferenciado, dependendo do tipo e da complexidade exigida como característica necessária para cada paciente. “Desde 2010, a Oficina Ortopédica implantou uma novidade com a produção de próteses para membros superiores”, explicou o coordenador.

DADOS – De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 145 mil piauienses possuem algum tipo de deficiência física e/ou motora e podem ser beneficiados diretamente pelo Ceir. Além disso, crianças que nascem com paralisia cerebral e pessoas vítimas de acidentes de trânsito, acidente vascular cerebral (AVC) ou que sofreram amputações ocasionadas por acidente ou algum tipo de doença, como o diabetes, por exemplo, podem recorrer ao Centro.

Passo Firme – 25.06.2011 (Com informações do Site 180 Graus) / Fotos: Divulgação
Vote no Blog Passo Firme para o Top Blog 2011

Anúncios

4 comentários em “Oficina Ortopédica no Piauí servirá de modelo para outro estado nordestino

  1. Caro Lazaro,

    Sou medico Ortopedista de Fortaleza e trabalho em um hospital do Estado aqui. Fiz formaçao em hospitais no sudeste que tinham uma ofinica ortopedica e que isso auxiliava bastante o tratamento dos pacientes. voce comentou sobre interesse do estado do Ceara. Sabe informar quem seria ou qual orgao. Tenho interesse em iniciar uma luta pela implementaçao de centro como esse. Agradeço
    Leonardo

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s