Tecnologia: paralisados poderão se movimentar pela “força do pensamento”

Por Letícia Resende

Um sinal de esperança a pessoas com membros paralisados foi lançado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, Pensilvânia-EUA. Uma nova pesquisa irá implantar aparelhos que convertem ondas cerebrais em sinais de movimento no cérebro de pacientes com danos na medula espinhal.

Os pacientes vão poder jogar vídeo games, interagir em um mundo virtual e controlar um braço protético, tudo isso enquanto sua atividade cerebral é gravada. Eles esperam que o implante ofereça controle dos aparelhos externos aos pacientes. “Eu espero que os pacientes consigam controlar as próteses e outros dispositivos com diferentes níveis de liberdade. Ou seja, eles extrairão sinais de controle do cérebro, o que será um salto enorme na habilidade de alguém com dificuldades severas, como uma amputação ou ferimento na medula espinhal. Eles ficarão mais independentes”, disse o pesquisador Michael Boninger.

Segundo os cientistas envolvidos no projeto, esta não é a primeira vez que se tenta implantar dispositivos no cérebro de pacientes com estes tipos de lesão, mas eles esperam que sua tentativa ofereça mais liberdade ou mais controle.

Duas interfaces de computador serão usadas nos testes com humanos. A primeira envolverá eletrocorticografia, uma série de pequenos discos que gravam a atividade da superfície do cérebro. O aparelho será colocado no cérebro do paciente por um mês. A segunda será feita de 100 pequenos pinos que penetrarão o órgão e gravarão a atividade individual de algumas células.

Os pesquisadores esperam que o aparelho esteja pronto para testes em três anos, para ser comercializado alguns anos depois.

Fonte: Hype Science

Leia também:

Implante cerebral permitirá controle de próteses à distância

Cientista brasileiro estuda interação entre homem e máquina pela força do pensamento
Tecnologias que farão de nós ciborgues da próxima década

Passo Firme – 09.08.2011
Vote no Blog Passo Firme para o Top Blog 2011

Anúncios

Um comentário em “Tecnologia: paralisados poderão se movimentar pela “força do pensamento”

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s