Bares e restaurantes de MS vão ter de reservar mesas para deficientes

Lei foi publicada no Diário Oficial no dia 6 de setembro e prevê reserva de mesas também para idosos e gestantes. Estabelecimentos terão 90 dias para se adaptar a nova legislação.

Representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional de Mato Grosso do Sul (Abrasel/MS) se reuniram nesta quarta-feira (14) com a direção do Procon, em Campo Grande, e assinaram um acordo que prevê um prazo de 90 dias para que os estabelecimentos possam se adaptar a lei estadual que prevê a reserva mínima de 5% de mesas e cadeiras para uso de deficientes físicos, idosos e gestantes.

A lei, segundo o Procon, foi publicada no Diário Oficial no dia 6 de setembro. Além de bares e restaurantes, o texto determina a reserva de vagas em shopping centers, galerias, lanchonetes e estabelecimentos comerciais do gênero em Mato Grosso do Sul.

O Procon aponta ainda que os estabelecimentos também terão de adaptar assentos para cadeirantes o que implica na implantação de rampas ou elevadores, com portas que permitam a passagem de cadeiras de rodas, além de aparelhos sanitários apropriados para o uso de deficientes.

O presidente da Abrasel/MS, Rúbio Sérgio Moraes, disse que em alguns casos específicos o prazo para adaptação do estabelecimento a lei pode ser ampliado. “Por exemplo, nos casos dos elevadores. O prazo pedido pelo fabricante para e entrega do produto é de seis meses. Se a fiscalização for nesse estabelecimento e cobrar o elevador, o comerciante tem que provar que não fez a adaptação ainda por conta do equipamento não estar disponível”, explica.

Moraes avalia ainda que a lei em alguns pontos pode ser aprimorada e diz que pretende mobilizar outros setores envolvidos para estimular a discussão neste sentido.

Fonte: G1 MS

Passo Firme – 15.09.2011
Vote no Blog Passo Firme para o Top Blog 2011

Anúncios

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s