Bailarinos amputados emocionam no Youtube

Liliana Coelho

Amante dos palcos. Perfeccionista nata. Ma Li, 33 anos, é um exemplo de dedicação, que superou as dificuldades por amor à dança. Um caso verdadeiramente inspirador! Começou no ballet aos quatro anos, cruzou com as maiores referências do ballet chinês. Tinha tudo para um percurso brilhante, mas é no ponto alto que surge o obstáculo. Em 1996, um acidente de viação levou-lhe o braço direito, condenando a carreira de bailarina. Tinha 19 anos e uma vontade imensa de vencer.

O seu perfeccionismo infinito e força de vontade levam-na a treinar horas e horas a fio, acabando por criar um estilo próprio de ballet só com um braço. Em 2001, foi convidada a competir no concurso nacional chinês de artes performativas para pessoas com deficiência. Hesitou mas acabou por participar, ganhando a tão desejada medalha de ouro. A partir daqui, regressou aos palcos e voltou a brilhar… a solo.

PAR À ALTURA – Quatro anos depois, conhece Zhai Xiaowei, com uma história semelhante. Zhai perdeu a perna num acidente de trator quando tinha só dois anos. O atleta treinava para a prova de ciclismo das Olimpíadas para deficientes. Nunca tinha dançado antes, mas ela convidou-o para ser seu par e ele aceitou. Treinaram intensivamente durante um ano, acabando entre os 7000 finalistas do ‘China National Dance Competition’ (CCTV).

A sua exibição é uma coreografia em que encenam um encontro romântico, com a técnica e a leveza dos bailarinos profissionais. Um exemplo de vida, que mostra que só a paixão leva à superação.

Fonte: Site Expresso

Passo Firme – 19.09.2011
Vote no Blog Passo Firme para o Top Blog 2011

Anúncios

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s