Como conseguir próteses e aparelhos ortopédicos pelo SUS

Lázaro Britto

Você sabia que o Governo deve disponibilizar às pessoas com deficiência tratamento de reabilitação e aparelhos auditivos e ortopédicos de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS)? Isso é uma das competências do Ministério da Saúde, através de Secretaria de Saúde de cada estado ou município, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social das pessoas com deficiência. Em cada estado ou município, uma rede de serviços deve ser criada especificamente para atender às necessidades das pessoas com deficiência visual, física, mental e auditiva, além daquelas com autismo e ostomia.

Entre os aparelhos que devem ser concedidos gratuitamente estão aparelhos auditivos a pacientes que sofrem de doenças que afetam a audição. Para solicitar os aparelhos, é necessário que o usuário compareça às unidades de atendimento credenciadas, com os documentos que comprovem a deficiência.

O Estado também deve disponibilizar, gratuitamente, bolsas de colostomia (foto), urostomia e demais acessórios para recolhimento de material biológico (fezes e urina). Esse tipo de procedimento é realizado em pacientes vítimas de câncer de intestino, colo ou reto; traumas e perfurações dos sistemas intestinal, urinário ou de órgãos que comprometam as funções excretoras, podendo ser utilizadas de forma definitiva ou temporária.

Para receber as bolsas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, geralmente os Postos de Saúde da Família (PSF). É importante salientar que a quantidade e o tipo de bolsa que o paciente necessita deverão ser comprovados por meio do laudo e da avaliação médica do paciente.

APARELHOS ORTOPÉDICOS – Outro serviço que deve ser disponibilizado às pessoas com deficiência é o fornecimento de peças e aparelhos para correção, complementação ou substituição de membros ou órgãos do corpo (órteses e próteses), como pernas mecânicas, botas, palmilhas, muletas, coletes e cadeiras de rodas. O atendimento, nesses casos, é feito nos centros de reabilitação física, com o intermédio da Secretaria de Saúde estadual ou municipal de onde o usuário resida.

Além desses aparelhos, é dever do Estado oferecer atendimento multidisciplinar na área de prevenção e reabilitação de deficiências, com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistente social. Esses profissionais ficam responsáveis pela identificação das necessidades dos usuários e por definir a melhor forma de atendimento, bem como o tipo de aparelho a ser fornecido para uma reabilitação adequada.

Para que os serviços sejam prestados apropriadamente, a Secretaria de Saúde de cada estado deve ainda formular, implantar, avaliar e acompanhar as políticas públicas de saúde destinadas à prevenção de deficiências e à promoção da saúde da pessoa com deficiência. Daí a necessidade de se criar redes assistenciais que levem em conta a especificidade de cada deficiência e o tipo de tratamento indicado.

COMO SOLICITAR – Para solicitar órteses, próteses, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção através do SUS é muito simples:

1º Passo – Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Havendo indicação, ele vai prescrever, em formulário do SUS, o tipo de equipamento necessário.

2º Passo – Anexe à prescrição dada pelo médico cópia dos seguintes documentos:
a)    CPF e RG
b)    Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde)
c)    Comprovante de Residência com CEP
d)    Informe pelo menos um número de telefone para contato

3º PassoCentro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (Cepred), que fica na Av. ACM – Brotas (ao lado da concessionária Baviera). Lá, o atendimento tem início pelo chamado Grupo de Orientação (GO), composto por profissionais da área social e/ou funcional que informam e orientam acerca do funcionamento da unidade. Tem como objetivo, avaliar os vários aspectos das demandas apresentadas e agendar a primeira consulta de acordo com os serviços existentes na unidade.

Passo Firme – 02.10.2011 (com informações do Ceir / Cepred / Ministério da Saúde)
Vote no Blog Passo Firme para o TopBlog 2011

105 comentários em “Como conseguir próteses e aparelhos ortopédicos pelo SUS

  1. Sobre conseguir algo pelo sus, seria ótimo se fosse tão fácil como descrito aqui. No papel as coisas são tão bonitinhas e funcionam tão bem, mas a realidade é nua e crua!

    Curtir

      1. Eu pessoalmente não posso reclamar do sus, pois tenho conseguido coisas que os planos de saúde se omitem, ou seja não atende a necessidade dos seus usuarios, no entanto eu precisei de uma cirurgia cardíaca e fui prontamente atendido,Eu sou um defensor do sus. e só saber usa-lo.

        Curtido por 1 pessoa

    1. Se alguém tiver interesse em fazer uma prótese Mecânica, entrem em contato no meu Email:
      welingtonmaciel.rj@gmail.com
      021 986569782 oi
      021 97509543 claro
      021 71706383 Vivo
      Welington Rocha Maciel ( Também sou amputado)

      aqui no Rio de Janeiro é bem mais Fácil pelo SUS

      Curtir

      1. Hoje estou lutando pra fazer uma cirurgia de alongamento pra deixar de usar ortese ou poder usar uma com menos problema. A minha fé e tão grande sobre o êxitos destas cirurgia as vezes me vejo andando sem essas parafernália. Sonho ir para Flórida devido a tecnologia, mais se não der irei buscar auxílio para a cirurgia em Sp com Dr que já fui avaliada por ele, para realização de mais um sonho, quanto ao sonho da ortese eu consegui é um sonho que poucas consegue fui uma felizarda por ter realizado este sonho. Se você poder junto comigo realizar este sonho de ir pra Flórida me responda. Fico aqui no aguardo de realizar mais um sonho. Eu, de Realizar

        Curtir

      2. Pra falar a verdade eu nem sei o que dizer. Garanto que hoje é mais fácil adquirir uma prótese e uma ortse. Eu já adquiri a ortse, ainda está em fase de medida e prova e neste período eu passei pelo Dr Bongiovani que realizou minha expectativa de andar sem ortse eu me animei e contínuo interessada a fazer está cirurgia apesar de ter engorda e não vou desistir dos meus objetivo, se Deus permitir irei fazer ainda este ano. Eu me empolguei com a Flórida devido a tecnologia e não vou desistir, já envie dois email, vou tentar enviar meus exame e fotos e garanto que está cirurgia vai ser um sucesso com resultado antes do prazo o médico disse que o tratamento é um ano. Eu já tinha um plano antes, pra me candidatar para o setor de pesquisa no Rio de Janeiro, Deus mudou meu destino para Sp e depois pra Flórida. Me disseram que eu iria andar em seguida três pessoas sonham comigo andando, mais não é por isso que estou buscando este tratamento e sim porque acredito num Deus que tudo pode e na minha força de vontade. Por hoje chega até breve. Me desculpa se já escrevi algo que vocês não gostaram as minhas intenções são todas boas. Além de estar me lapidando tenho muita dificuldade com está máquina, um dia eu chego lá. OBS: Sou muito vaidoso preciso fazer alguns reparo nesta estrutura física até soltei um riso. Até breve aguardo um retorno. Em 23/06/2015 20:52, “Marylande morais” escreveu:

        > Hoje estou lutando pra fazer uma cirurgia de alongamento pra deixar de > usar ortese ou poder usar uma com menos problema. A minha fé e tão grande > sobre o êxitos destas cirurgia as vezes me vejo andando sem essas > parafernália. Sonho ir para Flórida devido a tecnologia, mais se não der > irei buscar auxílio para a cirurgia em Sp com Dr que já fui avaliada por > ele, para realização de mais um sonho, quanto ao sonho da ortese eu > consegui é um sonho que poucas consegue fui uma felizarda por ter realizado > este sonho. Se você poder junto comigo realizar este sonho de ir pra > Flórida me responda. Fico aqui no aguardo de realizar mais um sonho. Eu, de > Realizar > Em 23/06/2015 11:18, “passofirme.wordpress.com” <

        Curtir

      3. Oi boa tarde! Como funciona sobre essa próteses? Sou amputado transtibial a sete meses e to esperando a próteses do SUS, só que eles não sabem quando vai começar a fazer elas por causa que o governo não libera a verba, e nisso estou sendo prejudicado pois tenho família pra cuidar , e sem andar não tem como! E vx o que poderia fazer por mim, não tenho condições de comprar uma! Me chamo julio César Pires de prado064 92293034 moro em Pontalina Goiás! Espero alguma respostas sua desde já muito obrigada ,que Deus te proteja!

        Curtir

    2. Parece tao simples conseguir uma prótese pelo SUS,porem,elem de ser difícil e burocrático as próteses doadas pelo SUS são de péssima qualidade poucas pessoas se adaptam a ela..e um absurdo a falta de respeito pela pessoa que precisa,meu namorado por exemplo, precisa de uma perna mecânica ele já tentou usar a do SUS , não conseguiu e como não temos como comprar estamos tentando levantar o valor de dez mil e oitocentos reais através de rifas e etc…dignidade zero nesse pais!!! Os direito humanos são desrespeitados a todo momento.

      Curtir

  2. tambem acho que nao è facil consegui uma protese pelo governo,mais a eperança è a ultima que more,
    tenho uma sublinha de 26 anos ,que sofreu um ascidente e perdeu a perna e nao tem condiçoes de colocar uma protese particular

    Curtir

      1. gostaria de saber como conseguir uma perna mecanica,pois perdi minha perna esquerda e venho lutando a 8 anos para conseguir uma protese

        Curtir

    1. Olá Lúcia Cleide

      Releia a matéria acima para ver do que precisará e procure o centro de reabilitação público mais próximo de sua cidade, caso more no interior. A maioria dos centros de reabilitação pelo SUS localizam-se nas capitais de cada estado. Caso tenha dúvidas, a Secretaria de Saúde de seu estado pode dar mais informações. Não desista! Nada nesse país se consegue facilmente, a burocracia é alta, mas, infelizmente necessária.

      Lázaro

      Curtir

  3. SE conseguir essa façanha, o Sus vai fazer uma compra pelo menor preço, em uma ortopedia ou órgão que tenha oficina própria e o paciente não tem gerência sobre isso. O local, o técnico de confiança, a prótese desejada dificilmente serão alcançados. Há um desgaste físico, psicológico e até monetário considerável. As vezes o local é distante da moradia, o técnico não tem familiaridade com o caso os deslocamentos tomam tempo e dinheiro do paciente. Existe uma opção inteligente e prática que seria uma tabela ÚNICA de valores para próteses e o próprio paciente teria opção de escolha por sua conta e risco. O tutelamento exagerado do estado engessa a prática, privilegia os grandes fabricantes que podem produzir prótese em massa feitas em “centrais de fabricação”sem nenhum envolvimento de carinho ou particular que cada caso merece. Não há individualidade na produção de cada prótese, que deve ser única, nem condição de atendimento personalizado. A propaganda e o poder monetário da “industria” ortopédica dita os preços dos componentes e coloca o valor da mão de obra especializada para um mínimo para produzir próteses em massa com encaixes produzidos em maquinas Cad. Os oficinas ortopédicas tradicionais e que tem um trabalho mais minucioso não tem acesso a esses “clientes” do SUS. A burocracia e o custo para confeccionar uma prótese de preço justo não deixam isso acontecer. Pacientes reclamam do custo de joelhos e pés de última geração, mas quem os produz não popularizam esses componentes.
    Luz no fim do túnel?… acho que ainda vai demorar muito….mas no fim acho que bons profissionais vão ser reconhecidos e o sistema há de se adaptar. Fé!

    Curtir

    1. Seu comentário está aguardando moderação.
      Tenta pelo SUS diretamente, se não conseguir vai pelas vias judiciais, se precisar entre em contato comigo pelo e-mail: vich_rr@yahoo.com.br Faço a petição inicial envio pelo seu email e vc mesma protocola no fórum da sua cidade, faço bem baratinho, só para ajudar mesmo

      Curtir

  4. Realmente, na realidade o processo não é tão simples como descrito, porém, funciona. Acredito que os orgãos (secretarias municipais, estaduais, prefeituras) tentam vencer o solicitante pelo cansasso. O que geralmente funciona, e o paciente acaba desistindo e arcando com os custos por si mesmo, ou desistindo da solicitação. Porém é preciso que esse comportamento mude. Eu sou uma prova de que a persistência nessas solicitações tem sim futuro. Solicitei várias vezes a troca da minha prótese ao SUS, e os pedidos eram todos ignorados. Procurei um advogado, entramos com um processo, e em cerca de 1 mês tivemos a decisão favorável e hoje estou de prótese nova. Façam valer seus direitos, não se acomode!

    Curtir

  5. O caminho é mais ou menos esse, Carlos Eduardo. Quando não conseguimos pela via legal, não devemos desistir e tentar pela via judicial. Por um lado, isso comprova que cada vez mais estamos cientes e dispostos a lutar por nossos direitos. Por outro lado, lota o Judiciário de processos que poderiam ser evitados, o que contribui para a lentidão da Justiça em nosso país.

    Curtir

  6. Tenho uma filha que usa Ortese na perna esquerda toda desde 2006 e desde o primeiro momento que fui encaminhada para o CEPRED até o momento nunca tive nenhuma dificuldade em conseguir nenhum atendimento, pelo contrário sempre conseguir obter as Ortéses sem nenhum impecílio. Parabenizo a Equipe do CEPRED pelos bons serviços prestados. Sempre que vou lá nunca tive nenhuma dificuldade de atendimento até o momento.

    Curtir

    1. Olá Edmara

      Releia a matéria acima para ver do que precisará e procure o centro de reabilitação público mais próximo de sua cidade, caso more no interior. A maioria dos centros de reabilitação pelo SUS localizam-se nas capitais de cada estado. Caso tenha dúvidas, a Secretaria de Saúde de seu estado pode dar mais informações. Não desista! Nada nesse país se consegue facilmente, a burocracia é alta, mas, infelizmente necessária.

      Lázaro

      Curtir

  7. Estoy com medo de ter q amputar me pé… sofri um acidente em 1995, fiz muitas cirurgias, e nao tem mais oq fazer…. passei no medico hoje e me isse q se piorar terei q amputar… estou com medo. Nao sei se na cidade q moro tem próteses gratuitas(São Roque-SP), nunca ouvi falar nada…. trabalho em Aluminio, tbm nunka soube…. Me sinto perdida… sou separada e vivo com neus filhos… temo pelo que possa contecer.

    Curtir

    1. Fabiana

      A ideia de perder um membro do corpo nunca é inicialmente aceita, por mais que a pessoa seja alto astral e bem resolvida na vida. Por isso, entenda que seus sentimentos são normais em razão do que está passando.

      No entanto, não encare a possível amputação de seu pé como o “fim” de sua vida, e sim como um “novo começo”, pois representa uma possibilidade de REABILITAÇÃO.

      Vivi esse dilema aos 19 anos, quando estava com tumor do tamanho de uma laranja no joelho, fazendo várias sessões de quimioterapia sem resultados, e os dois médicos que me acompanhavam divergiam em suas opiniões (um queria amputar logo e outro queria esperar mais um pouco).

      Eu decidi pela amputação – mesmo sendo muito difícil – e hoje reconheço que foi a melhor decisão que tomei. Não quero dizer com isso que não sofri com a amputação nem que minha vida se tornou mais fácil.

      Por isso, não desanime.

      Sobre sua pergunta, no interior de SP, pelo menos nas grandes cidades, existem sim centros de reabilitação pelo SUS e pelo INSS. Dê uma pesquisada junto à Secretaria de Saúde.

      Abs e boa sorte!

      Lázaro

      Curtir

  8. Estoy com medo de ter q amputar me pé… sofri um acidente em 1995, fiz muitas cirurgias, e nao tem mais oq fazer…. passei no medico hoje e me isse q se piorar terei q amputar… estou com medo. Nao sei se na cidade q moro tem próteses gratuitas(São Roque-SP), nunca ouvi falar nada…. trabalho em Aluminio, tbm nunka soube…. Me sinto perdida… sou separada e vivo com neus filhos… temo pelo que possa acontecer.

    Curtir

    1. Olá Fabiana

      Tudo bem!

      Deveras, o medo de amputar é bem comum, embora muitas vezes quando o médico indica a amputação é porque já se vislumbra uma recuperação e melhor qualidade de vida do paciente, mesmo que isso represente a perda do membro.

      Você é diabética? Já ouviu uma segunda opinião sobre o caso?

      Na oportunidade, recomendo a leitura dos artigos abaixo:

      https://passofirme.wordpress.com/2012/05/15/consideracoes-importantes-sobre-amputacao-e-a-realidade-brasileira/

      https://passofirme.wordpress.com/2012/05/23/amputar-uma-escolha-impensavel-para-muitos-que-precisam-dela/

      https://passofirme.wordpress.com/2012/04/16/sobrevivente-de-acidente-com-aviao-decide-amputar-quatro-anos-depois/

      https://passofirme.wordpress.com/2011/03/17/marcos-guedes-e-a-reabilitacao-dos-amputados/

      https://passofirme.wordpress.com/2012/07/17/segue-resoluta-mulher-que-quer-trocar-braco-por-protese-bionica/

      Lázaro

      Curtir

    2. oi fabiana minha querida me xamo edieno de souza moro em manaus tive cancer ano passado 6 meses depois tive que amputar nao foi o meu melhor momento claro nem facil nao sou rico,mas vi a necessidade de me livrar de um mau que poderia me leva a morte, sofri chorei me levantei e venci ainda nao tenho protese mas to na luta trabalho e vou vivendo a vida e assim olhe pelo lado bom das coisas sempre existe esse lado tenho 26 anos somente e nao paro pra nada. SE acontecer a amputação força fe em Deus que tdo dara certo

      Curtir

  9. preciso de uma prótese para o meu quadril….aos 16 anos sofri um grave acidente e a cabeça do fêmur desgastou e segurei a onda até agora com 30 anos, mais infelizmete não suporto mais e terei de recorrer ao sus….que Deus me ajude!!!

    Curtir

    1. Olá Edmilson

      Releia a matéria acima para ver do que precisará e procure o centro de reabilitação público mais próximo de sua cidade, caso more no interior. A maioria dos centros de reabilitação pelo SUS localizam-se nas capitais de cada estado. Caso tenha dúvidas, a Secretaria de Saúde de seu estado pode dar mais informações. Não desista! Nada nesse país se consegue facilmente, a burocracia é alta, mas, infelizmente necessária.

      Lázaro

      Curtir

  10. Va ao SUS proximo da sua casa, se não conseguir o juiz te dara esse direito, do contrario vai precisar de um advogado: meu contato por e-mail: sandrohfoca@yahoo.com.br. Elaboro a petição inicial e vc protocola no fórum da sua cidade.Sou especialista na area da saude e nao cobro barato nesses casos..

    Curtir

  11. Va ao SUS proximo da sua casa, se não conseguir o juiz te dara esse direito, do contrario vai precisar de um advogado: meu contato por e-mail: sandrohfoca@yahoo.com.br. Elaboro a petição inicial e vc protocola no fórum da sua cidade.Sou especialista na area da saude e cobro barato nesses casos..

    Curtir

  12. Meu esposo fez tudo o que foi dito aqui e já faz 3 anos que está esperando.A sua prótese da perna já está a ponto de quebrar e não tem previsão para obter a outra.

    Curtir

  13. fui a ABBR com minha mae, infelizmente nao tenho valores o suficiente para bancar o tratamento, entrei atraves do SUS, ok, entraremos em contato para inicio do tratamento, toda vez que ligo, a resposta é que tenho que aguardar…
    quando paguei a consulta, ligaram, confirmaram, mas agora tudo mudou….
    se voce tem dinheiro é uma coisa se nao, tudo é dificil.

    Curtir

  14. tive cancer fiquei deficiente luto por uma protese em manaus e muito ruim e dificil agora to trabalhando para comprar porque so eu sei como e dificil a rotina. o governo ta nem ae

    Curtir

  15. Rodrigo Xoquinho,

    Rodrigo Jorge Pedroso, 28 anos, mais conhecido como Xoquinho, ou Xoqs.
    Menino moleque, cheio de marra, energia de sobra, bondade em pessoa, jeito gentil, alegria é com ele.
    Garoto humilde, e com um coração enorme, veio do interior de SP para ganhar a vida e se encantou com a vida noturna. Virou bartender e conquistou o mundo dos eventos.
    Mas não foi qualquer bartender… Foi O bartender!
    Com suas habilidades, se destacou e deixou sua marca. Tinha tudo o que um BARTENDER precisa ter: simpatia, educação, gentileza, disposição, força de vontade, carinho e amor pela profissão.
    Bons coquetéis, Shows performáticos, flair (malabarismos com materiais de bar), pirofagia (show com fogo), swing poi (fitas), flags (bandeiras) e mágicas faziam parte do seu repertório.
    Sua facilidade e aptidão para essa profissão era visível, e aliado ao seu esforço, talento e habilidades, despertou a inveja de muitos colegas.
    De jeito alegre e divertido, vivia contando piadas. Era um ator.
    Sempre muito solicitado, tinha até fã clube, em festa de 15 anos era o rei das menininhas:
    – Eu quero o Choquinho!
    – Na minha festa tem que ir o Espetinho!
    – Só fecho com vocês se for o Foguinho!
    – O Xokito pode ir na minha festa?
    Ufa… O garoto parecia ser a ultima bolacha do pacote.
    Não importava como era chamado. O que importava é que aquele dos cabelos espetados estivesse no bar para que o sucesso fosse garantido! Ajudou na ascensão de muitas empresas.
    Aliás, quem acha que o Neymar inovou com seus cabelos espetados, é porque não conheceu o Xoquinho! Há muito tempo já usava esse penteado, que era sua marca registrada. O que justifica o apelido.
    Nesse ramo fez muitos fãs, amigos e, muitos irmãos.
    … Até que a mesma que trouxe tantas conquistas para aquele “menino maluquinho”, tirou dele o seu brilho, e o afastou daqueles que mais o admiravam: A BEBIDA.
    Ironia do destino? Um vício que pegou carona no seu sonho, mas não tirou o seu sorriso do rosto!
    Deus então resolveu lhe dar uma chance. Colocou em seu caminho uma companheira, que logo lhe deu o seu maior presente, Maria Clara, a Xoquinha.
    Dono de um coração gigante, com uma nova família, foi atrás de novos horizontes, mas sempre dentro do mesmo ramo. Não largou sua paixão.
    Teve uma oportunidade e foi trabalhar no Granjinha, restaurante na Granja Viana, com pessoas que só poderiam lhe ajudar a caminhar na direção certa. Um novo desafio: A bebida deixava de ser sua companheira e passava apenas a ser parte de sua profissão. O Xoqs voltaria a brilhar, voltaria a ser aquele garoto apaixonante, irradiando alegria, e conquistando todos àqueles que passassem em seu caminho.
    A torcida pela sua felicidade era grande… O garoto popular é muito querido.
    Mas o destino pregou uma nova peça. Colocou uma pedra que dessa vez, seria difícil remover… NÃO PARA ELE!
    No dia 10 de Abril de 2013, as 23h00, Xoquinho foi atropelado saindo do trabalho, quando atravessava a Rodovia Raposo Tavares, em direção ao ponto de ônibus que o levaria para sua casa. Acidente grave, com omissão de socorro!
    Não sabe dizer como aconteceu, mas foi parar no meio da pista, vítima de mais uma ação desumana. E o animal que o atropelou, desapareceu.
    Um anjo que por ali passava, chamou uma Ambulância SAMU, que Deus colocou ali próximo quando decidiu dar mais uma chance praquele garoto travesso.
    Garoto forte… sobreviveu. Para isso, pagou um preço alto.
    Traumatismo craniano, pulmão cheio de sangue, braço direito triturado.
    Tinha agora, uma decisão importante a fazer: Amputar o braço direito, ou arriscar perder a própria vida. Salvou sua vida, mas perdeu aquilo que talvez fosse seu principal instrumento de trabalho: o braço direito.
    Mesmo assim, deu exemplo de vida, de força, de sentimento e de emoção.
    Com autorização da sua mulher, postei um recado no facebook, informando sobre o acidente, o que deixou todos seus conhecidos muito abalados.
    Como ele está? Ele está sofrendo? Como ele vai trabalhar? O que vai ser do nosso irmão?
    Com uma filha de 1 ano de idade, já estava passando por dificuldades, e agora?
    A comoção foi enorme. Votos de melhoras, apoio… Tantas pessoas que apesar de distantes, sempre gostaram desse menino, que nem ele mesmo sabia o quanto era amado! Muito carinho…
    Mas o mais impressionante de tudo isso, é que apesar de tudo, a alegria dele não foi arrancada. Buscamos levar o máximo de apoio, e impressionantemente parecia que éramos nós quem precisava de apoio. Ele nos apoiava… Calma irmã, eu estou bem! Eu não estou triste. Eu vou vencer!
    Chegavam pessoas com tristeza no olhar para visitá-lo, e voltavam rindo! Aliviadas!
    O hospital nunca deve ter recebido tantas visitas! Visitas o tempo todo… as enfermeiras já o adoravam, ele fazia piadas dele mesmo… Agora eu sou o Toquinho!
    Recebeu alta logo, antes que o hospital virasse uma festa! Kkkk
    O mais incrível, é como uma tragédia dessa pode como ver tanta gente. Pode unir e re-unir tanta gente. Ele virou um modelo de superação, um orgulho, um exemplo de pessoa, que apesar de saber dos obstáculos que irá enfrentar, continua distribuindo alegria!
    Xoquinho diz que quer continuar exercendo sua profissão. Vai continuar treinando, e vai ser o primeiro e melhor bartender de 1 braço só. (só tem ele! Rsrsrs). Também sonha em ser DJ. Um sonho paralelo à sua profissão, que já caminhava com ele antes do acidente.
    O que é um braço, pra quem ganhou uma vida, não é mesmo irmão?
    Por ser tão querido, por ter impressionado tanta gente, ter nos mostrado que problemas existem para ser enfrentados, e por ter esse coração tão especial, que nós, amigos, companheiros de trabalho, conhecidos e principalmente família, mulher e sua filha estamos atrás de ajuda para conseguir uma prótese, que é tão distante de nossa realidade.
    Vamos organizar alguns encontros, festinhas, para arrecadar algum dinheiro e ajudá-lo na sua recuperação. Afinal, agora ele está sem trabalhar…
    Queremos que esse rapaz continue nos encantando e que continue sempre uma ALEGRIA EM PESSOA.
    Isso é apenas um “resumo” da história do nosso amigo Xoquinho.
    Nosso objetivo agora, é conseguir uma prótese.
    Estamos atrás de quem possa nos ajudar, de um anjo que possa devolver as asas para ele voltar a voar!

    Texto inscrito por Isabela Contijo ( Diretoria Barones), convivência com o Xoks há mais de Dez anos.

    Curtir

    1. força tive cancer perdi a perna com 2 morava alugado com uma tenho minha propria casa Deus fechou 2 janels e me abriu uma porta imensa e me deu um elevador trabalho ganho quase 500 reais a mais do que ganhava tbm nao tenho protese mas em nome de Jesus vou conseguir trauma psicologico kkkkk nunca vi pra que a vida e bela e nós estamos vivos
      edi
      25 anos

      Curtir

  16. Eu sofri um acidente de moto a dez ano, a pessoa q q dirigia o veiculo omitiu o socorro , consegui duas prótese em uma clinica particular pela parte social , mas a cliníca foi vendida a minha prótese está quase quebrando , o mes passadoo o pé estourou , machuquei o meu coto. Comprei parcelado um outro pé o mais simples 600,00 em 3 vzs , trabalho em uma empresa conceituada pela cota de deficiênte , não tenho familia , e o q ganho mal dar para pagar o meu aluguél e minhas despesas , estou tentando procurando um meio de conseguir uma prótese . Minha amputação é do membro inferior esquerdo , desarticulação do joelho , se alguém puder me ajudar agradeço , abraços

    Curtir

  17. em marilia como eu conseguir proteses gratuita pelo sus ja faz 8 anos que venho padeceno e esperando por uma sera que vou conseguir logo

    Curtir

    1. Olá Marília

      Releia a matéria acima para ver do que precisará e procure o centro de reabilitação público mais próximo de sua cidade, caso more no interior. A maioria dos centros de reabilitação pelo SUS localizam-se nas capitais de cada estado. Caso tenha dúvidas, a Secretaria de Saúde de seu estado pode dar mais informações. Não desista! Nada nesse país se consegue facilmente, a burocracia é alta, mas, infelizmente necessária.

      Lázaro

      Curtir

  18. A via judicial em casos que há negativa em conceder a as proteses sejam auditivas (implante coclear, aparelho auditivo, implante de Baha, sistema FM entre outros) sejam ortopedicas é a recomendada.todavia, um processo destes deve ser bem ‘amarrado’ como dizemos juridicamente falando. Voce muitas vezes não precisa de um advogado particular, pois pode procurar a defensoria públlica ou o Ministério Público estadual ou federal. Mas antes precisa obter uma requisição do seu medico (SUS), pois este tem o tratamento adequado pra o seu paciente, mas é tta burocracia ou descaso que o governo não repassa valores nem o que é de necessidade da população em geral. Então, se o medico realmente vê que voce necessita desta protese deve lhe conferir a requisição (que deve ser bem minuciosa e fundamentada) e voce levar esta papelada a defensoria ou ministerio publico, como já disse. OU para os casos que não se encaixam em nenhum destes dois ao seu advogado particular. Os processos que não obtem exito ou que são mais demorados se deve unica exclusivamente a ausencia de documentação para comprovar seu direito (no caso das liminares e tutela antecipada). Isto se deve, pois o operador do direito não tme conhecimento na area de medicina nem o paciente e às vezes pode escapar algo e o juiz pode ficar em duvida em conceder o direito. aí o processo se prolonga mais um tempo. Por isto, orientação especial peça ao seu medico que vai dar a requisição que seja o mais minucioso possivel sem deixar lacunas diante da doença que acomete seu paciente. para que o juiz tenha certeza de que deve conceder o que pede.

    Curtir

  19. morro em feira de santana qual o tempo de todo esse processo pois meu pai e deficiente já de muita idade e não posso viajar muito com ele para salvador

    Curtir

    1. Jessé

      Determinar o tempo de cada processo no Sistema Único de Saúde infelizmente não é uma tarefa fácil. Como você mora em Feira, o melhor lugar mesmo é em Salvador, no CEPRED, que fica ao lado da Concessionária Baviera, em frente ao Shopping Iguatemi.

      Não desista!

      Lázaro

      Curtir

  20. Boa tarde a todos, andei lendo todos os comentarios. Acho que não é um bicho de 7 cabeça, é que nem o Cláudio Palermo falou ai, o hospital das clínicas é muito bom nesse caso, eles fornecem prótese, basta a pessoa ter um acompanhamento lá, o hospital é top, além de ser publico. Eu uso prótese, mais não consegui a min ha por la, mais conheço pessoas que ganharam prótese la e foi muito rápido. Fica ai, a minha dica pra quem pra quem precisa de uma prótese….

    Curtir

  21. SOU TANIA APARECIDA DE SOUZA FAZ 8 ANOS QUE TO NA FILA PRA RECOLOCAR ,UMA PROTESE NO FEMUR DIREITO, PQ O FEMUR NECROSOU , SINTO MUITA DOR , AQUI EM LONDRINA , JA FIZ VARIAS CONSULTA + E UM EMPURA DE MEDICO PRA MEDICO , E Ñ CONSIGO NADA . POR FVOR QUEM PUDER ME DAR UMA LUZ PARA QUE UM POSSA RESOLVER ESTE DILEMA AGRADEÇO DE CORAÇAO . OBRIGADO.

    Curtir

  22. ola pessoal estou atras de uma cadeira de rodas o talvez uma prótese da perna direita,que um amigo meu perdeu por causa da diabete ele tem 27 anos é muito difficile para ele. mais tenho muita fé em DEUS que ele volte a andar com a prótese, vou tentar esta alternativa vou na fé e com DEUS na frente de tudo.

    Curtir

  23. Boa tarde; tenho desgaste do femur ja a 15 anos com 34 procurei o sus o médico falou que era artrose mas não poderia faser a cirur gia para por próteze porque eu estava muito nova disse=me que teria que voltar no sus para ser encaminhada para cirurgia quando compreta-se 50 anos e agora estou muito pior perdi varios movimentos,ando mancando e quando consigo andar ,esta muito difiçil e ainda continuo na fila do sus, a realidade é bem diferente, gostaria de pagar esta cirurgia parcelado, mas não sei qual hospital faria parcelado se alguém souber ajude-me por favor antes que eu não ande mais.obrigado

    Curtir

  24. sou joana pereira tambem estou na luta pelo meu filho tiago que tem 21 anos e precisa operar o quadril ou seja duas protese o lado esquerdo esta mais afetado como devo fazer.

    Curtir

  25. Eu sou deficiente perdi minha perna trabalhando o INSS me colocou num programa de reabilitação só que eles acabaram com o programa a minha e de oitocentos e quarenta e um reais é o valor do meu tipo de perna e de sessenta e um mil reais como é que eu compro a minha perna mecânica com esse alguém me ajuda aí

    Curtir

    1. Oi luciano, vi seu comentario, me parece um absurdo o preço da sua perna.eu estou operada daccadera esquerda e fiquei com una minusvalia, deixei o trabalho e agora estou aposentada.vivo aki em españa ja faz 11 anos.minha operaçao foi td gratis.nao gastei nada tenho uma proteses que me vai durarbumsv20 anos e sigovfazendo revisao cada seis meses.tenho muita vontade de volrar a morar ahi, mas meu medo é realmente pir o servicios pulblico de saude.nao tem comparacion com aki, espero que vc consiga sua perna.o que eu nao entendo es que se foi um acidente debtrabalho pk nao te pagam a perna..um abraço e muita sorte.

      Curtir

  26. tenho 40 anos sou casado tenho um filho de 5 anos,sofri um acidente e perdi uma maõ e a outra perdi tr~eis dedo, vou corre atrais de uma protese porem naõ posso reclama da vida porque deus deixou eu vivo posso cuidar e brincar ,isto é mais importate.toodos os dias agradeço a deus.

    Curtir

  27. Oi amigos, sou brasileira e vivo em españa a 11 anos.faz dois que me operei do femur esquerdo coloquei uma proteses de cadereira toral e como se diz ai , aqui foi pelo sus e nao me custou nada.tudo muito fscil e de qualidade.os medicos excelenres.estou contente e tambem fiz fisioterapia td gratis e cada seis meses me chamam para razer revisao medica.se nota muito a eficaciavdo primeiro mundo.espero que todos vcs possam resolver seus problemas e que deus os ajude.

    Curtir

    1. Me perdoe Ivani, mas não queira comparar o Sistema Nacional de Saúde da Espanha com o nosso Sistema Único de Saúde, estamos anos luz distante do desenvolvimento da Espanha, mas por aqui consegue também.

      Curtir

  28. Minha mãe tem 74 anos e amputou uma perna por completa até o femur,mais o maior sonho dela e volta a andar e colocar uma protese,eu sofro muito com isto ,porque eu cuido dela sozinha e colocando uma protese ela ia me ajudar muito,já estou ficando com depressão e angustiada,por não poder fazer nada pela minha mãe.minha mãe é um exemplo de vida e tem muita força de vontade.ela tirou cinco tumores malignos na perna e agora amputou a perna já fez tres anos .nos ajude como devemos agir..Rejane 86856053/31290542

    Curtir

    1. Bom dia Mauricio, quantos anos vc tem?
      Vc tem indicação médica para uso da prótese?
      Onde vc mora (estado, cidade)?
      Me fale sua renda percápita (a renda de toda a família dividida pelos mesmos)?

      Vou tentar te ajudar, se for o caso, te enviando uma petição inicial para vc protocolar no fórum da sua cidade.
      Não estou te prometendo nada, apenas quero ajudar vc a conseguir essa tão sonhada prótese. Aguardo seu retorno para que possamos dar continuidade nessa empreitada.
      Obs: Não vou te cobrar nada, farei o que for possível para te ajudar. Força e fé que Jesus vai nos ajudar.

      Curtir

  29. Meu pai quebrou o fêmur e não cola mais, ele já tem 70 anos fica arrastando essa perna com a ajuda de um andador mas ele gostaria muito de um aparelho que se adapte bem na perna pois incomoda e sente dor. Existe algum tipo de aparelho para esse caso? se existe, onde encontrar para comprar ou doação?

    Curtir

  30. Sou a layanne e venho desisperadamente ver oq posso fzer p ajudar meu sogro um homem d 85 anos ex trabalhador rural tve q fzer uma amputação n perna esquerda e nescita urgente d uma protese por fvor m ajudem achar um geito p ajudalo!!!

    Curtir

  31. Sofri um acidente de moto tive que amputar minha perna esquerda fiquei sabendo que tenho direito a uma prótese pelo sua gostaria de saber mais sobre o assunto obrigado

    Curtir

  32. Bom li essas informações e fiquei com dúvidas. Eu sou amputado a 19 anos e sempre tive que comprar minha prótese por esforços de minha mãe, agora qur já estou maior as próteses ficaram muito caras. Nas matérias que vi no blog não especifica se o deficiente que exerce atividade remunerada têm direito no inss como faço pra obter o direito. Pois já fui atrás e me disseram que não tinha direito. Como faço ?

    Curtir

  33. Vejo que por aqui as pessoas, sem generalizar é claro, reclamam reclamam …, mas não tomam iniciativa de buscar pelos seus direitos, se é difícil buscar a prótese por conta própria pelo SUS não perca tempo, procure um Advogado e faça valer seus direitos, faça valer cada centavo que vc paga de impostos, altíssimos por sinal, essa prótese que vc tanto quer e precisa não é presentinho do “Sr.” SUS não, essa prótese está incluída no orçamento da união, vá a luta, sabemos que é árdua a caminhada para conseguir algo por conta própria nesse pais, mas com auxílio de um profissional tenho certeza que vc vai conseguir, boa sorte, Deus o ilumine sempre.

    Curtir

  34. Boa tarde henrique !
    voce tem toda a razão se for pela justiça vc consegue até um C-leg .
    Sendo que eu acho um absudo vc ter que apelar pra justiça pra conseguir uma protese.

    eu era moto-boy , perdi metade da minha perna esquerda em um acidente de moto.
    eles te dao uma protese pra vc voltar ao mecado de trabalho beleza , sendo que quando vc precisa fazer uma manutenção ou quebra algum componente ou o encaixe fica froxo ou nao entra mas no encaixe o coto , vc vai ficar encostado por meses, eu mesmo fiquei 6 meses e ainda nao chegou meu encaixe isso pedi em abril de 2014 e estamos chegando a abril de 2015 e nem previsão tem . e mesmo assim voltei ao trabalho com dores na lombar.
    isso é uma falta de respeito com os portadores de necessiddades especias , nao sei se vou aguentar isso , acho que infelizmente irei me aposentar porque o SUS nao esta preparado para lhe dar com amputados no mercado de trabalho.
    dizem que tem um pregão eletronico que demora séculos pra fechar algo nesse pregão.
    vou deixar aqui meu whats app , tenho um grupo de portadores de necessidades especias , só voces me adicionarem e eu coloco voces no grupo pra qualquer tipo de duvidas e pra gente interagir um com outro é legal esse contato.

    whats app 55 21 -9 8180 4115

    ABRAÇO A TODOS E BOA SORTE PRA VOCES.

    Curtir

  35. queria saber como faço para conseguir uma bota ortopédica pois minha filha de 12 anos precisa para não ficar de cadeira de rodas ja procurei o sus e eles me falaram que não podem fazer nada so para ficar na fila de espera que tem mais de 200 pessoas na frente ,mas ela precisa urgente , ela ainda tem autismo e deficiencia intelectual ,e ainda dizem que pessoas com deficiencia tem prioridades, nunca ela teve essa prioridade . obrigada por lerem o meu desabafo

    Curtir

    1. Jucemara

      Recomendo que procure a defensoria pública de seu município munida dos laudos médicos da criança e algum relatório que especifice a urgência da concessão dos produtos de que ela precisa. Constatando a urgência, o defensor entra com um pedido de liminar na Justiça pedido prioridade para o seu caso.

      Lázaro

      Curtir

  36. jucemara bom dia !

    vc mora em qual estado?
    se for no rio de acessoria juridica gratis pra vc
    ou se nao for , procure um advogado da defensoria publica do seu estado que ele pode lhe ajudar.

    absurdo né?

    meu contra cheque é descontado direitinho todo mês, mas qdo precisa de alguma coisa cade ?
    fora os impostos que pagamos .

    Curtir

  37. Eu consegui com muita luta na justica uma protese especial de material de ceramica com titanio sem parafuso quem tem necessecide tem direitoprocure seus direitos diretamente no ministerio publico da sua codade ou estado nao deixe seus direitos como cidadaaos que paga seus impostos perdido eu vc temos direito do que e nosso

    Curtir

  38. LÁZARO, parabéns você ter conseguido sua prótese pelo Sus, não é fácil, tem que saber os locais certo das busca e contar com a sorte, eu me considero uma pessoa de sorte. Tem pessoas, até para marcar uma consulta encontra dificuldade.

    Boa sorte e sucesso pra você.

    Curtir

  39. EU SOU AMPUTADO DA PERNA ESQUERDA ,AQUI EM PORTO ALEGRE RS NO HOSPITALDECLINICAS RECEBI TODA A ASSISTENCIA ,RECEBI PROTESE E CARDEIRA DE RODAS E TODOS APRETECHOS PELO SUS SEM PROBLEMAS NENHUM FRENQUETEI 3 ANOS A FISIOERAPIA DOHOSPITAL E TODOS OS AMPUTADOS RECEBERAM AS PROTESES,LEVA NO MINIMO 4 MESES PARA LIBERAR TUDO PELOS MENOS AQUI NO RIO GRANDE DOSUL ,

    Curtir

  40. Preciso urgente de um tutor infantil não temis condições de comprar a criança tem 2 anos de idade e se não conseguirmos esse tutor longo perderemos a vaga na AACD.
    Peço por favor pela ajuda …
    Obrigado desde já.

    Curtir

  41. Bom dia gostaria muito de saber como consigo ajuda!tenho problemas de saúde ou seja osteoporose neurofibramatose polioneupatia periférica severa nos membros inferiores e superiores e pra piorar desde o dia 13 de Maio sofri uma queda que prejudicou meu lado direito me mpedindo de andar e no dia 4 de Junho agora no sábado fui ao ama aqui perto de casa o médico pediu um raio x e constou a quebra do ossi do femo estou praticamente de cama só me levanto para ir ao toalete me banhar ou fazer minhas necessidades diárias!então venho aqui pedir uma doação de uma cadeira de rodas ou um andador!dependendo do que vossa senhoria avaliar meu problema ficarei grata pela ajuda!seja a cadeira de rodas ou um andador já vai me ajudar muito!Que Deus abençoe vossa senhori a e toque o coração de todos não estaria aqui se o caso não fosse grave me ajudem pelo amor de Deus!desde já obrigada Deus abençoe vossa senhoria

    Curtir

  42. Tenho um primo que teve que fazer amputação da perna esquerda foi no sua não arrumaram foi pelo inss falaram que não tinha verba pra comprar a prótese

    Curtir

  43. Estou com 10 anos que tomei uma queda de uma escada que subir pra lava tanque de água ,quando fui descer a escada virou e eu fiquei com forte dores na perna lombar, e fique puxando de uma perna esquerda, agora estou querendo usar um aparelho que tenha bota, que coloquem nos quadrir esquerda que possa andar com o aparelho e com bota número 39 quadrir 80, já fiz muita fisioterapia e contínuo a fazer mais sinto dor na perna não aguento a andar que doir,e puxando da perna, com o aparelho acho que vou melhorar, como e onde encontro i meu aparelho? Qual o valor? Estou procurando um especialista e ainda não encontrei, isto já tem mais de dois anos que um médico que mem encaminhou, pelo o SUS e nunca que acho, esta difícil especialista pelo SUS, porque não posso pagar particular , estou com/10 anos com este problemas e sofrimento o meu tel e este 7196148787 qualquer ajuda mem servem, aparelho ate uns 2 ano ou com um anos,imagino que eu fico melhor fico boa da minha coluna lombar,e perna esquerda,. Esperom algumas resposta por favor,só é disso que eu tô precisando muito,/OK

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!