Tecnologia aumenta desempenho de atletas amputados na busca do ouro

Stefanie Reid (foto) e Jonnie Peakcock têm o mesmo objetivo: chegar às Paraolimpíadas de Londres, em 2012, e conquistar uma medalha. Ela perdeu parte da perna ao ser atropelada por uma lancha, aos 16 anos. Ele teve a perna amputada devido a uma meningite, aos cinco anos. Ambos têm em comum a superação e a ajuda da alta tecnologia para aumentar a explosão e a velocidade em que correm.

Oito anos depois do acidente, Stefanie corre nos 100m e 200m rasos na equipe inglesa. Já acostumada com a prótese que usa na perna direita, ela relembra o acidente e o motivo pelo qual foi amputada. “Quando vi a lancha vindo, pensei em mergulhar por baixo para escapar da hélice, e que ficaria bem. Só que eu estava de salva-vidas. Eu fui pega na hélice, que rasgou minha lombar e meus glúteos, e eu também tive um corte no meio do meu pé. A razão do meu pé ter sido amputado é que o cirurgião sabia que eu era atlética e que eu teria muito mais atividade com uma perna artificial do que com o pé que, mesmo recuperado ao máximo, teria apenas 60% da funcionalidade”, afirma.

Terminando a preparação em Manchester para competir na Copa do Mundo Paraolímpica, o último teste antes das Olimpíadas, a atleta foi ao instituto de pesquisa da universidade para analisar o efeito que a lâmina de corrida tem em sua performance através de um sistema que permite rastrear o movimento. “Podemos avaliar dados como velocidade e aceleração, a rapidez com que as articulações abrem e fecham. Podemos prever a atuação de algumas dessas forças, e então vemos como aprimorar o desempenho técnico”, explica o cientista do esporte Conor Osborough.

A lâmina de corrida (foto), feita de fibra de carbono, custa o mesmo que um carro e dura apenas dois anos. Sua complexidade vai muito além da aparência. No início da corrida, a lâmina é passiva e não produz energias. Diferente do pé intacto, que cria energias para o movimento. Quando o atleta ganha impulso e se aproxima da velocidade máxima, a situação se inverte. A prótese trabalha mais ativamente, funcionando como um trampolim: absorve a energia de impacto e libera quando empurra o pé. Portanto, as duas pernas são diferentes no funcionamento e o pé produz menos energia do que o retorno da lâmina.

O segredo para que o corpo entenda as diferentes forças em cada perna está no quadril. Os músculos de cada lado se adaptam e aplicam forças diferentes para pernas diferentes. Stefanie já corre há anos e o seu corpo já está acostumado. Jonnie Peakcock (foto abaixo) corre há sete meses e sua técnica ainda está se desenvolvendo. “Nos sete meses em que uso a lâmina, minha técnica mudou drasticamente. Foi difícil controlar no início, pois ela desviava na corrida, dificultando as coisas. Mas é uma questão de técnica, não há duvida de que é bem diferente e melhor”, acredita.

ESPERANÇA PARA 2012 – Com 17 anos, Jonnie é novato no esporte e ainda não tem vaga garantida para Londres. Para ter chances de participar dos Jogos de 2012, ele tem que diminuir o seu tempo em sua estreia pela equipe, na Copa do Mundo Paraolímpica. “Estou tão empolgado que, se não parar de pensar em como isso é fantástico, na hora da prova vou pensar: ‘Meu deus, estou competindo!’ É muito importante e vai me ajudar se eu me acalmar e relaxar um pouco. Poder usar esse uniforme é fantástico, é demais. Eu não gosto de perder. Se eu entrar em uma prova em que tenho chances de vencer, não ficarei feliz se perder!”, exclama.

Jonnie bateu seu próprio tempo e já sonha alto em participar da competição, em 2012. “Nunca serei feliz se não chegar a Londres. Vai levar mais tempo para eu melhorar minha marca, porque eu baixei mais de um segundo no último ano e não vou repetir o feito no próximo ano”, conclui.

Stefanie, já garantida nas Olimpíadas, não quer decepcionar no ano que vem. “Me saio melhor quando não tenho medo de fracassar, e isso é difícil, especialmente, quando as Olimpíadas são no seu país, porque há muito em jogo caso você fracasse”, avalia. Agora é esperar para ver.

Fonte: SporTV

Leia também:

Atleta biamputado gera polêmica ao se classificar para Mundial de Atletismo
Tecnologia de ponta presente em equipamentos para deficientes

Tecnologias que farão de nós ciborgues na próxima década
Chega ao mercado perna biônica com inteligência artificial

A incrível evolução das próteses na medicina moderna
Próteses avançadas diminuem as limitações físicas

Passo Firme – 13.10.2011
Vote no Blog Passo Firme para o TopBlog 2011

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

