Blog Passo Firme recebe sapatos para doação a pessoas amputadas

Lázaro Britto

Na última semana recebi de uma empresa representante de calçados em Salvador-Ba duas caixas cheias de sapatos femininos para doação a amputadas que não utilizam perna mecânica. São cerca de 100 calçados de um único pé (tanto direito quanto esquerdo) que, apesar de novos, seriam jogados fora pela empresa, mas que agora poderão ser utilizados por quem precisa. Existem tênis, sandálias, alpercatas e sapatos sociais, tamanho 34/35.  Há também alguns calçados masculinos, de numeração 37, 39 e 42, mas são poucos. Interessados entrar em contato urgente!

De acordo com a representante da empresa, que pediu para não ser identificada, os sapatos são usados em mostruário nas vitrines das lojas. Quando a coleção é trocada ou determinado modelo deixa de ser produzido, os calçados são recolhidos. “Aqueles que conseguimos juntar os respectivos pares vendemos por preços mais baixos, já os calçados que não encontramos os pares jogávamos fora”, afirma a representante da empresa, que prometeu entrar em contato sempre que tiver novas unidades disponíveis para doação.

Ela explica ainda que já tentou doar os sapatos para associações de pessoas com deficiência, mas alegaram dificuldades como falta de espaço nas sedes das entidades  para guarda da doação e até mesmo ausência de carro para buscar os sapatos na empresa. “Conversando com uma amiga sobre isso, ela me falou do Blog Passo Firme, mantido por um deficiente físico de Salvador, que inclusive já havia escrito algo sobre doação de calçados”, afirma, que pesquisou sobre o blog na internet e achou os meus contatos.

A representante comercial se refere à matéria O que fazer com pé do sapato que não será usado?, publicada pelo Blog Passo Firme em maio deste ano, que falava sobre o que um amputado que não usa prótese pode fazer com o sapato não utilizado. Na matéria, relato minha experiência pessoal quando decidi escrever para algumas indústrias propondo a troca do calçado por outro equivalente ao pé que já utilizo. A experiência deu certo e ficou a dica para quem se enquadra na mesma situação: escrever para o SAC da fábrica de calçados relatando a situação pessoal e propondo a troca.

Voltando aos sapatos doados, eles estão disponíveis para quem precisar. Pessoas de outras cidades ou estados também poderão recebê-los desde que arquem com as despesas de remessa. Atualmente, preciso que alguma entidade que recebe visita de pessoas amputadas possa guardá-los, para facilitar a retirada por pessoas interessadas. Já entrei em contato com a Associação Baiana das Pessoas com Deficiência Física (Abadef-Ba), me pediram para enviar um e-mail para a presidente da associação, Luíza Câmara, o que eu fiz e estou aguardando resposta.

Enquanto isso, caso outra entidade se predisponha a manter a guarda dos sapatos ou mesmo distribuir entre amputados que precisam, basta avisar que dou um jeito de entregar os calçados no local indicado.

Meus contatos:

lazarobritto@hotmail.com

projetopassofirme@gmail.com

(71) 8857-8806 / 9174-8165

Passo Firme – 23.10.2011
Vote no Blog Passo Firme na segunda fase do TopBlog 2011! Ele está entre os 100 mais votados!

10 comentários em “Blog Passo Firme recebe sapatos para doação a pessoas amputadas

  1. A proposta do tópico tem um apelo social, talvez se estivesse em [off] dariam mais atenção.

    Eu entendi que pessoas deficientes ao comprarem seus calçados , ficam com uma das peças inutilizada, a empresa substituiu as peças inutilizadas por outras do interesse do amputado, porem restou peças novas que agora estão sendo doadas.
    É uma atitude de caráter social benéfica, e achei uma ótima iniciativa.

    Ajudarei a divulgar

    Curtir

  2. Muito interessante, estamos embrionando um um projeto semelhante chamasse “Projeto passo-a-passo em parceria ente 03 ONG, onde uma delas recebeu os calçados de uma empresa. Gostei de saber que já fazem isso por aí afora. Sabe de alguma lei Municipal Estadual ou Federal que obriga o comerciante a vender um pé só de sapato ao deficiente físico?

    Curtir

  3. Sou Edjane Alves de Almeida moro em Morpará-ba,sou portadora de poliemielite(paralisia infantil)e passo por este mesmo dilema.Uso apenas um pé de sandália e me indigno todas as vezes que vou comprar calçados.Ao longo de 07 anos,tenho acumulado vários pés de sandália .Gostaria muito de doá-los e também de receber doações de sandálias,pé direito nº36 sandálias ortopédicas salto 4cm parte de trás e 2cm parte de frente. Preciso de orientação tanto para doar quanto para receber doação.Me ajude.

    Curtir

  4. Estou interessada em alguns sapatos /sandálias masculino 39/40
    E 41/42 pé esquerdo meu esposo e amputado e sofremos muito na compra de calçados, se puderem nos ajudar ficariamos gratos ,meu zap e 879; 8139; 0136

    Curtir

  5. Já havia pensado nisso e resolvi procurar na internet. No caso também ajeito calçados que a pessoa joga porque quebrou correia e faço doação. Estou vendo aqui em Pernambuco se há entidades que possam ajudar. Vou ajudar a divulgar.

    Curtir

  6. Meu nome é Josias Sou militar ,do piaui em teresina,tenho um trabalho onde consigo com representsntes de calcados os mostruario e repasso para pessoas portadoras de necessidades especias,gostaria de saber até que ponto esse blog pode me ajudar a ganhar calcados,de preferencia rasteirinhas ,tenis e sapatos,para q pissa repassar para algumas pessoas q conheco,meu contato ,é 04186 999886542,92186994180446

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

