Com perna biônica, jovem britânico consegue até esquiar

O britânico Matthew Newbury (foto), 30 anos, perdeu uma de suas pernas em um acidente de moto em 1997, mas não sente problemas ou dificuldades em subir escadas, praticar esportes, e até esquiar. Ele é o primeiro de seu país a contar com a perna biônica Genium, que está transformando a sua vida.

Newbury, que perdeu a perna esquerda acima do joelho, utilizou diversas próteses ao longo dos anos, mas nenhuma delas permitiu-lhe uma liberdade tão grande quanto a Genium, que custam 50 mil libras (R$140 mil). “A diferença é muito grande”, disse Newbury ao jornal inglês Daily Mail.

“Com minha perna antiga, eu estaria andando de forma cautelosa na maior parte do tempo, evitando tropeçar. Agora, eu posso andar com maior confiança e de forma mais natural. E a melhor parte é que eu não fico cansado o tempo todo. Tenho minha vida de volta: posso sair para beber com os amigos, ou jantar até tarde sem me sentir exausto”, completa.

Newbury está muito feliz com sua nova perna biônica, tanto que chega a afirmar que ela funciona melhor do que a perna direita, que sofreu sérios danos no acidente. Newbury tinha 15 anos de idade quando a moto onde ele estava como passageiro foi atingida por trás por um veículo. Ele passou mais de 18 meses em um hospital se recuperando. Em 2004, foi indenizado em 2.1 milhões libras pelo acidente e, recentemente, resolveu investir na aquisição da perna biônica.

A PRÓTESE – O Genium é de fabricação alemã, da empresa Otto Bock Healtcare, e combina sensores de movimento e velocidade com um sistema de computação avançada. A perna pode detectar pequenas mudanças no movimento e na direção, o que a torna mais eficiente que as demais próteses disponíveis no mercado, principalmente na mudança da rigidez do joelho, oferecendo ao usuário mais estabilidade.

Fonte: TechTudo (Via Daily Mail) / Fotos: Jenny Goodall

Leia também:

Chega ao Brasil perna biônica da Otto Bock

Passo Firme – 12.11.2011
Vote no Blog Passo Firme na segunda fase do TopBlog 2011! Ele está entre os 100 mais votados!

Anúncios

Um comentário em “Com perna biônica, jovem britânico consegue até esquiar

  1. Esta prótese bionica é o sonho de todo amputado transfemural que almeja movimento mais natural que facilite sua vida no trabalho, no lazer enfim na luta diária. Sou professor não tenho condições de comprar uma se alguém quiser doar uma vou agradecer imensamente.

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s