A prótese do blogueiro

Lázaro Britto

Desde quando anunciei que estou colocando perna mecânica, algumas pessoas escreveram perguntando a configuração da prótese. Trata-se de uma perna mecânica com pé Axtion, joelho hidráulico 3R80 com adaptador de rotação, tubos e adaptadores em titânio, encaixe em fibra de carbono com válvula “push” e liner tipo Seal-In X-5. Todos os componentes são da Otto Bock, a exceção do liner, que é da Ossur.

Quem não é da área de ortopedia técnica pode ter ficado ‘boiando’ com a descrição acima, mas quem é do ramo sabe que trata-se de uma prótese que tem tudo para atender minhas necessidades como usuário. Os ortoprotesitas são unânimes em indicar o 3R80 (foto) da Otto Bock como o joelho hidráulico de melhor custo/benefício da atualidade, muito utilizado em pacientes jovens, por oferecer segurança, confiança e perfórmance.

Quanto ao encaixe, optei pelo liner Seal-In X-5 (foto), que nada mais é do que uma meia confeccionada em um material muito parecido ao silicone, cuja função é proteger a pele do paciente do contato direto com o material do encaixe, proporcionando conforto e bons resultados na fase de adaptação. De acordo com o fabricante, além de se moldar espeficamente ao coto, o liner “também pode ser utilizado para a suspensão da prótese de maneira muito efetiva, eliminando a necessidade de cinturões ou corrias pélvicas”, utilizados em outros tipos de encaixes.

Por fim, o pé Axtion (foto) foi o escohido em razão de sua compatibilidade com o joelho 3R80. Além de ser mais resistente, ele oferece melhor acionamento da resistência hidráulica durante a fase de apoio. Fabricado em carbono, é indicado para amputados com estilo de vida ativo, sendo adequado para atividades que envolvem maior impacto.

Não sei se deu para reparar, mas da descrição acima apenas 20% foram baseados em relatos de usuários. Os outros 80% correspondem a “bula” dos respectivos fabricantes. Preciso, então, da opinião de mais amputados que usam perna mecânica. Qual tipo de prótese você utiliza? De que material ela é feita? Onde ela foi confeccionada? Recomenda? Deixe um comentário.

Leia também:

Os primeiros passos de um novo homem…

Após seis anos, vou tentar reabilitação mais uma vez

Passo Firme – 23.11.2011

Vote no Blog Passo Firme na segunda fase do TopBlog 2011! Ele está entre os 100 mais votados!

33 comentários em “A prótese do blogueiro

  1. Então meu querido, sou o Marco da comunidade “Eu sou perna de pau amputado” no orkut, como sabes eu uso o 3r80 com esse liner X5, pelo jeito a tua vai ser igual a minha, com algumas coisinhas diferentes, como por ex o pé, se bem me lembro o meu não fabrica mais. Abração e boa sorte

    Curtir

    1. Paula,

      Eu continuo firme sim em meu propósito de voltar de São Paulo reabilitado. Embora já tenha usado prótese há seis anos, posso lhe afirmar com certeza que estou recomeçando do zero, pois tudo é diferente.

      Eu, por exemplo, forcei um pouco esta semana e fiquei com a virilha assada, mesmo usando o seal-in, de modo que todos esses inconvenientes fazem parte do processo.

      Estou feliz de vc tb segue resoluta em seu processo de reabilitação. Seu joelho é um ótimo produto e tem tudo para lhe proporcionar uma vida normal. Qd tiver tudo certinho, bem adaptado, sem nenhum incômodo, vc nem vai lembrar que está de prótese.

      Boa sorte em sua caminhada!

      Curtir

  2. Então amigos, uso prótese transtibial, mas a minha ta um pouco ultrapassada, daí, devido a iminente quebra do pé que é muito antigo, sach, fui em uma ortopedia pra aber quanto seria a troca, dai deparei-me com uma infinidade de opções e atividades que podem ser desenvolvidas com cada componente apresentado a mim. Daí então fiquei muito interessado em trocar minha prótese, porém o valor é muito alto e só divide no máximo em 4 vezes, então resolvi buscar opções. A única restrição que tenho é no que concerne a correr, pois não dá pra correr com a perfeição que vi em videos que o protesista me apresentou. Tenho um salário bom, porém é difícil desembolsar um valor alto de cara. Devido a isso pensei em trocar o componente do pé por enquanto, que já daria uma enorme mudança. Gostaria de saber com vocês, um modelo de pé bom que aguente dar umas corridinhas, já uso prótese desde que nasci, pois minha deficiência é decorrente de má formação congênita. Desde já agradecido.

    Curtir

    1. Alexandre,

      O valor comercial de um joelho 3R80 dependerá muito da Ortopedia onde você faça o serviço de protetização, o que inclui não apenas o valor do joelho, como dos demais componentes (encaixe, módulos tubulares e pé), como também dos serviços de fisioterapia e treino de marcha. Tudo isso possui variação muito grande de valor de ortopedia para ortopedia. No entanto, a única consulta de preço a que tive acesso, um 3R80 sai para a ortopedia pelo valor de R$ 9.500,00.

      Apesar disso, meus orçamentos a respeito da protetização completa, os valores variaram de R$ 18 mil a R$ 36 mil. Por isso é importante pesquisar, analisar os diferenciais de cada clínica, procurar ouvir relatos e depoimentos de outros pacientes e escolher o local não se baseando apenas no fator “preço”.

      Espero ter ajudado!

      Att.

      Lázaro Britto
      Blog Passo Firme

      Curtir

  3. Olá Lázaro, troquei meu joelho na segunda-feira 24/09/2012, peguei um 3R80, uso um pé 1D35… Hoje, quarta-feira já estou conseguindo andar melhor, mas realmente é outro estilo de andar, muito diferente do meu 3R70 (policêntrico pneumático que já nem existe mais na linha da ottobock)… A diferença é brutal, é como começar do zero mesmo… E olha que eu uso prótese desde 1975… Abraços

    Curtir

      1. Ola Lazaro Brito. Vejo que tem grande conhecimento no assunto. Gostaria de sua opnião ou de algum membro do blog para me dar uma orientação quanto a minha duvida. Sou amputado recentemente com desarticulação do joelho aproximadamente 10 meses . Estou atualmente fazendo trabalhos esporádicos devidos a minha condição pois era vendedor autonomo e agora não tenho condições e continuar minha carreira sendo ajudado por meus familiares.Faço fisioterapia pelo Sus e minha protese graças a Deus saiu . Gostaria de saber se o joelho 3R-60 seria uma boa para substituição pelo meu atual liberado pelo sus que é em condições inferiores. Ela é usada mas parece em boas condições .e o valor esta otimo em vista dos preços que tenho verificado na praça . Estou juntando doações junto aos meus amigos daqui para concretização do negocio e acredito que irá dar certo. A minha duvida é qual seria melhor opção o 3R-60 – 3R-80 ou 3R-92. Tenho 58 anos de idade . Agradeço a boa informação . abraços.

        Curtir

  4. Acredito que não há necessidade de usar um pé tão caro como o Axtion… O 3R80 permite o uso de quase todos os tipos de pés da ottobock, inclusive o pé Sach, que é o mais básico da linha… O problema é o grau de atividade… se vc for praticar esportes, aí sim é recomendável o Axtion… senão, pode ser um pé 1D35 que é muito bom, porém… se você for tentar correr… ele pode estourar…

    Curtir

    1. Falou e disse Robertão!

      A indicação do pé Axtion é para quem procura um nível de atividade mais alto, porém, o joelho 3R80 pode ser usado com outros pés da Ottobock, como você bem frisou. Já usei o 1D35 e posso afirmar que, fora o preço, as demais diferenças são poucas.

      Att.

      Lázaro Britto

      Curtir

  5. gostei do blog sofri acidente em 1993 e tive a perna esquerda amputada ao nivel da coxa sempre por ser de familia carente sempre usei aquelas proteses que o SUS oferece mais por nao ter uma boa qualidade no encaixamento meu coto ficou flacido, e ano passado tentei trocar minha protese por uma melhor mais o dinheiro tava pouco e so conseguir o joelho 3R92 e o soquete que o tecnico usou e quase igual o que eu ja usava antes , nao sei porque talvez nao fiz uma boa escolha, minha marcha continua quase igual era antes com as proteses do SUS, meu sonho seria poder usar salto alto ou pelo menos nao mancar tanto, sempre sonhei com o joelho c leg mais este nao esta dentro das minhas condicoes financeiras, agora estou pensando trocar o 3R92 pelo o 3R80 mais quero um pe que dar para eu aulquer tipo de calcados e com saltos pelo menos de 08 a 06 cm sera que existe algum pe deste tipo que seja compartivel com o joelho 3R80 ou ate mesmo com o 3R92?

    Curtir

  6. blza.sou usuario a 8 anos bi lateral abaixo e acima do joelho,usava joelho 315, coloquei 3r80, não consiguo da um passo firme ,sera que é falta de regulagem

    Curtir

    1. Olá Sandro td certo? Gostaria de saber se vc pode me passar o contato da ortopedia que vc mencionou acima que vende o 3r80 por 10.000.
      Postar o site dos caras ou mesmo um e-mail de contato ou tel já ajudaria muito.
      Desde já agradeço.

      Curtir

  7. Lazzaro , minha protese é C leg , porém o meu encaixe foi feito com liners da otto bock, n estou me ADPATANDO bem, pretendo trocar pra o da Ossur, oque me diz ?

    Curtir

  8. Uso protese a quase um ano meu joelho é o 3r80 me adaptei muito bem mas eu moro em fasenda e o joelho pega poeira suja muito ,e agora esta no periodo da chuva gostaria de saber se pode lavar e com o que e se pode pegar agua .

    Curtir

  9. ola Lazaro Britto, boa noite!… gostaria de saber o preço do liner Seal-In X-5 ? coto curto pouco menor do que o seu, e te pergunto se vc gostou deste liner, e qual a durabilidade dele ? … quero fazer meu 2 encaixe por isto a pergunta ok grato, muito bom esta atividade este blog…

    Curtir

  10. Olá Pessoal,
    Minha mãe (66 anos) irá amputar a perna em breve e será acima do joelho…Tenho algumas dúvidas, preocupações, sobre o pós-cirúrgico, prazos de uma fase de recuperação para outra, tipo em qto tempo em média a pessoa pode iniciar a utilização de próteses e também o custo de uma perna mecânica com joelho na qual ela possa andar e subir escadas, indicação de clinicas, etc.
    Se alguém puder me adicionar no face (Fernando Tera) para um bate-papo eu ficaria muito agradecido, pois não tenho muitas dúvidas a tirar…
    Grato, abs à todos e felicidades!!!!

    Curtir

  11. Eu gostaria d saber qual são os melhores joelho já q meu trabalho eu ando bastante e subo e desço bastante escada várias vezes no dia. Aí gostaria da informação d vc dos melhores joelho e pé pra mim s adaptar bm por causa do meu trabalho. E faz 1 ano só q eu perdi a perna.

    Curtir

  12. Eu peguei pelo inss a protese da assur, joelho hidraulico com rotaçao e pe dinamico com lamina para solo irregular, ainda nao andei mas parece ser boa, quando eu me adaptar volto a comentar.
    Abraços.

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

