O amputado que superou a “invalidez” e virou referência no Brasil

Depois de tomar um choque elétrico de 13,8 mil volts, ter os dois braços amputados, passar cerca de quatro anos “apenas assistindo televisão”, Flávio Peralta descobriu que a vida era mais do que a aposentadoria por invalidez. Ele criou o site Amputados Vencedores, se tornou uma referência em palestras sobre segurança do trabalho com quase 500 por todo o País e publicou um livro contando sua história. “Meu trabalho hoje é o mundo virtual e sou plenamente realizado com isso”, diz.

Em 21 de agosto de 1997, Peralta foi chamado para fazer a troca de um transformador em uma chácara, nos arredores de Londrina, interior do Paraná. Assim que subiu na escada ele recebeu a descarga elétrica que saiu por seu pé direito e o fez desmaiar. Como consequência do acidente, ele foi obrigado a amputar os braços.

“Foi doído para os meus pais. Mas a autorização foi assinada por meu pai e no dia seguinte meus braços foram carregados por ele para uma universidade da cidade”, conta Peralta. Foram 15 cirurgias até poder usar uma prótese no braço esquerdo, que o permite escrever.

De 1997 a 2001, Flávio afirma que ficou sem qualquer atividade que ocupasse seu tempo, “uma época muito difícil em que apenas assistia TV o tempo todo”. Casado em 2001, foi ideia de sua esposa Jane iniciar o curso de webdesign e a criação de um site. Com a ajuda de um professor de informática, surgiu o site com o objetivo de compartilhar as dificuldades e superações de quem passa por este tipo de cirurgia.

Atualmente o site conta com o patrocínio de uma das maiores empresas de próteses, órteses e cadeira de rodas do mundo. “Eu queria ajudar outras pessoas na mesma situação. O projeto foi crescendo e hoje somos referência no Brasil e no mundo. A ideia é fornecer informações sobre os mais variados assuntos relacionados ao mundo da deficiência e da amputação, motivação e superação dia a dia de uma pessoa.”

Depois do site, Peralta foi convidado por uma empresa multinacional a dar uma palestra sobre segurança do trabalho. No começo a ideia lhe pareceu estranha, e ele recusou. Apenas depois de alguma insistência, decidiu aceitar o desafio e, desde então, dá palestras pelo País. Já foram mais de 470.

Essa é uma das lições que ele deixa para empresários e companhias interessadas na inclusão de pessoas com deficiência no mercado profissional. Às vezes o profissional pode temer novos desafios e é preciso insistir. “É preciso encontrar novas formas de localização da pessoa com deficiência. Investir na especialização e formação desses profissionais, nos municípios, e propor salários mais altos. Muitas vezes as companhias requerem especialização e experiência, mas não querem pagar por isso.”

LIVRO – Com o site e as palestras, a vida de Peralta já havia mudado bastante, mas o ânimo o levou a uma nova produção: o livro que narra sua história, Amputados Vencedores – Porque a vida continua. Lançado em 2010 pela Conex, da Editora Nobel, o obra recebeu elogios de médicos pelo Brasil.

“As pessoas se emocionam com minha história e se inspiram para continuar também vivendo, caso tenham sofrido um acidente. Essa era minha intenção, mostrar que a vida continua mesmo após uma amputação”, afirmou. Uma empresa de Londrina adquiriu 100 exemplares para distribuir entre os funcionários e parceiros, outra de Curitiba comprou 30 exemplares para deixar em sua biblioteca.

Para Peralta, sua vida se divide em antes e depois da publicação do livro. “Eu não podia imaginar que esse livro mudaria tanto a minha vida. Deixou-me mais maduro, mais experiente e muito mais sensível à causa dos amputados, da pessoa com deficiência e da segurança do trabalho. Após meu acidente eu pude perceber que o sofrimento de um amputado e de seus familiares é muito grande. Alguns demoram anos para se reerguer, outros nunca se levantam. Foi pensando nessa dificuldade que tornei meu sofrimento e desafios em palavras escritas. Eu queria servir de instrumento para ajudar outros amputados a enfrentarem esse momento tão difícil em suas vidas.”

Veja abaixo um breve vídeo que relata a história de Flávio Peralta:

Fonte: Site Terra

Passo Firme – 18.01.2012
Curta a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

2 comentários em “O amputado que superou a “invalidez” e virou referência no Brasil

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s