Pesquisa estuda controle de perna biônica por impulsos nervosos

Com a ajuda de um programa de computador, uma perna biônica, em testes nos EUA, pode “aprender” os movimentos mais comuns da pessoa e reproduzi-los com leves estímulos da coxa. Além de exigir menos esforço, a prótese é totalmente articulada, o que permite dobrar e esticar os joelhos e tornozelos de forma natural.

O mecanismo de funcionamento almejado é bastante simples: eletrodos conectados a nove músculos da coxa funcionam como antenas, captando sinais elétricos dos nervos. “É uma aproximação do que os nossos membros fazem”, diz Levi Hargrove (foto), pesquisador do Center for Bionic Medicine, em Chicago, instituição que conduz o projeto.

A prótese ainda está em testes, mas já tem bons resultados. A estudante Hailey Daniwicz (foto), 20 anos, treina no computador desde janeiro e já consegue dobrar e esticar os joelhos e tornozelos. A próxima etapa é começar a dar os primeiros passos. Hargrove espera que isso aconteça até o fim do ano.

Apesar do otimismo, ainda é cedo para dizer quando a prótese chegará ao mercado.

Fonte: Folha.com / Agência Reuters

Passo Firme – 22.01.2012
Curta a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

4 comentários em “Pesquisa estuda controle de perna biônica por impulsos nervosos

  1. Pingback: Ele conseguiu! |
  2. Ola, sou um microcirurgiao brasileiro que reside e atua nos E.U.A., recebi treinamento no Instituto de Reabilitacao de Chicago para realizar a tecnica cirurgica que possibilitou tal incrivel feito. No momento eu e a equipe da qual faco parte procuramos candidatos (portadores de amputacoes trans-femorais e trans-humerais) que desejem submeter-se a tal tratamento e tornar-se os primeiros “pacientes bionicos do Brasil”. Interessados por favor nos contactem atraves do email ffigueiredo@bionicsurgery.com .

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s