Biker chileno biamputado dá exemplo de superação na ‘Descida de Santos’

Adolfo Almarza supera trauma para encarar as escadas do Monte Serrat

Há 12 anos, um acidente de ônibus mudou radicalmente a vida de Adolfo Almarza. O chileno de Meli Pilla perdeu as duas pernas, passou por dificuldades, superou traumas, até que encontrou uma nova paixão sobre duas rodas. Neste fim de semana, o jovem de 23 anos participou de sua primeira Descida das Escadas de Santos, o maior evento de mountain bike downhill urbano do Brasil, e deu um grande exemplo de superação.

“Foram momentos de muita dificuldade que prefiro nem recordar. Me dão muita tristeza. Tinha apenas 12 anos quando essa fatalidade aconteceu, passei por muita dor, mas isso é passado. Comecei a andar de bicicleta como terapia e hoje não vivo sem ela. Só quero pensar para frente e aproveitar essa oportunidade de correr no Brasil para  superar os limites”, disse o chileno.

Limitação é uma palavra fora do vocabulário de Adolfo. Entre os 123 atletas que entraram em ação no Monte Serrat, o chileno lutou para competir de igual para igual com duas próteses feitas de alumínio e carbono. “Fiquei pouco mais de dez segundos atrás dos líderes. Sei que posso melhorar muito, pricipalmente, por ser a primeira vez que ando em um circuito com escadarias. Está sendo uma experiência fascinante e quero voltar no ano que vem para brigar lá na frente e ir ainda melhor”, comemorou o chileno, que terminou fora das finais.

A história de Adolfo está servindo de inspiração para os maiores nomes da modalidade. Bicampeão da prova, o brasileiro Walace Miranda ficou impressionado com o desempenho do chileno. O paulista de Aparecida do Norte será um dos dez semifinalistas que estarão na briga pelo título neste domingo. “É um exemplo de determinação. Ele consegue descer em um nível muito alto. Acho que as próteses devem exigir muito da coxa e dos braços dele, por isso, o desgaste deve ser ainda maior do que o nosso”, explicou Walace.

Neste domingo, dez homens e cinco mulheres vão lutar pelo título da 10ª Decida das Escadas de Santos. A TV Globo transmitiu as finais do evento ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.

Fonte: Globo Esporte

Leia também:

Atleta chileno biamputado participa da Descida das Escadas de Santos

Passo Firme – 06.02.2012

Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s