De encaixe novo…

Na semana que antecedeu o Carnaval (de 13 a 15 de fevereiro), estive no Centro Marian Weiss (CMW), em São Paulo, para fazer mais um encaixe (foto) para a prótese, tendo em vista que o primeiro folgara de maneira descomunal em apenas dois meses de uso, como já é do conhecimento de todos que acompanham aqui no blog as peripécias de minha protetização. Por conta da folga, estava sentindo, entre outros inconvenientes, instabilidade ao caminhar, resistência no balaço da prótese e acionamento indevido da resistência hidráulica do 3R80, joelho que uso, principalmente quando descarregava o peso sobre a prótese.

Além da confecção do novo encaixe, o alinhamento também passou por ajustes a fim de corrigir o eixo de gravidade da prótese. De acordo com o ortoprotesista Rodrigo Moura, que conseguiu a façanha de fazer, testar e laminar o novo encaixe em apenas dois dias de trabalho, a esperança é que eu possa usar a prótese por mais tempo. “Acredito que a atrofia do coto estabilizará de agora em diante, permitindo o uso do encaixe por mais tempo que o anterior”, afirmou o protesista.

Antes de fazer o novo encaixe, estava lidando com a folga colocando calços de poliform dentro do encaixe e pedaços de liner diretamente sobre o coto, na região das membranas do Seal-in, para evitar soltar o encaixe com facilidade. Embora seja uma das formas mais simples de remediar o problema da folga, permitindo o uso da prótese até que uma solução definitiva seja adotada, a utilização de ‘calços’ dentro do liner me causou, além dos inconvenientes citados, bolhas de ar e outras irritações cutâneas na pele.

Nos três dias que passei na clínica, tive ainda a oportunidade de encontrar o Thomas Pfleghar, diretor técnico da Otto Bock do Brasil. Referência nacional em ortopedia técnica da atualidade, ele fez observações pertinentes em relação ao alinhamento do 3R80, visando melhor desempenho com o pé Axtion.

Agora é hora de testar as mudanças efetuadas. Veja nos vídeos abaixo colocação do encaixe e os primeiros teste de deambulação:

Leia também:

Como lidar com a folga no encaixe

Passo Firme – 19.02.2012
Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

18 comentários em “De encaixe novo…

  1. Olá Lázaro, acho ótimo seu blog, vai fazer 3 anos que fiz amputação trans femural do MIE(maio/09), a minha protetização teve inicio em 2010, meu joelho é um 3R92, ótimo, mas a minha briga por enquanto é o encaixe já estou no oitavo e agora a médica sugeriu o duplo encaixe, gostaria de saber se é esse que você colocou pelo que vi parece legal. Faço todo tratamento na AACD, o pessoal de lá é fantástico. A minha neta viu você caminhando sem muletas, ela disse que preciso aprender com você, rsrsrs…
    Mais uma vez acho ótimo seus depoimentos. Encontrei você no face.

    Curtir

    1. Olá Sueli, obrigado por curtir o blog e acompanhar de perto as postagens. Conheço o joelho 3R92 e concordo que seja um bom equipamento. Você conseguiu ele pela AACD? Outra coisa: o que é o encaixe duplo? O encaixe que uso é do tipo “contenção isquiática”… incomoda um pouco no início, mas depois que a gente acostuma fica bem tranquilo. Abraços e sucesso em sua jornada!

      Curtir

      1. Olá Lazaro, a minha prótese foi uma doação particular, é muito cara e essa não tem doação do SUS. O tratamento de reabilitação faço pelo SUS. Não conheço ainda esse “duplo encaixe”, porque não tinha nem um para eles me mostrarem, mas o técnico em ortopedia disse que é mais confortável, achei que era esse que você esta usando, o que uso atualmente também eh com apoio isquiático. Para fazer esse encaixe novo, vou precisar comprar, então vai demorar um pouco, mas quando eu estiver com ele te aviso e posto foto, ok. Abraços.

        Curtir

  2. OI LAZARO, TAMBEM PASSEI POR ESTE PROBLEMA, MAIS NO MEU CASO TENHO USADO 6 MEIAS GROSSA, NO CALOR ESQUENTA MUITO, MAIS O BOM É PODE ANDAR E LEVAR UMA VIDA COM INDEPENDENCIA, NESTE CENTRO MARIAN WEISS, AS PROTESES SAO PARTICULAR, OU TEM CONVENIO COM SUS, POIS A MINHA JA TEM QUASE 2 ANOS E ESTA NA HORA DE COMEÇAR A FAZER UMA OUTRA, UM GRANDE ABRAÇO E PARABENS PELA PERSEVERANÇA.

    Curtir

  3. Oi Lázaro, bom dia.
    Tenho uma perguntinha, já estou me preparando para fazer o encaixe permanente. Ainda uso o provisório, e tá pegando na virilha pra caramba. É normal isso, ou voce acredita que dá pra ajustar mais? Ando numa boa, mas sinto um incômodo na viilha e no ísquio… fica bem dolorido. Amanhã eu volto na Ortopedia!

    Curtir

    1. Olá Paulinha, vc sumiu da comunidade! Saudades, menina!

      Então, sobre o encaixe… o meu também estava pegando na região da virilha e na orelhinha da contenção isquiática. Sentia isso principalmente em descidas de rampas, ladeiras e escadas. Mas o problema foi resolvido… o técnico cavou um pouco mais na borda que contorna a virilha e na altura da orelhinha da contenção isquiática. Sugiro que você converse com o seu técnico todos os seus desconfortos antes mesmo de fazer o encaixe definitivo, que só deve ser feito quando o usuário já não sente qualquer incômodo em relação à prótese. Não tenha pressa!!!

      Abraços

      Lázaro Britto
      Blog Passo Firme

      Curtir

    1. Obrigado Naldinho,

      Na hora de gravar esses pequenos vídeos, fico todo comportadinho, lembro de todas as orientações da fisioterapeuta e esforço-me em aplicar todas elas, sem falar que gravar um vídeo em terreno plano é muito mais fácil que em ambiente externo, com suas muitas variações que deixam nossa marcha horrível, né?! (rsrsr) O que quero dizer com isso? “Andar bem” para um usuário de perna mecânica é um conceito muito relativo e inquestionavelmente controverso…

      Mesmo assim, orbigado pelo elogio.

      Lázaro Britto
      Blog Passo Firme

      Curtir

  4. Olá Lázaro, fico feliz por seu sucesso com a prótese. Só faço a sugestão de baixar o volume da música de fundo( q ñ é importante) aumentando o da conversa , pois é certo q esta deve conter informações e impressões importantes q gostaríamos de ouvir.
    Parabéns por seu trabalho,
    Silvia Martins.

    Curtir

    1. Silvia

      Obrigado pela felicitação! Quanto ao volume da música de fundo, costumo adequá-lo de acordo com o conteúdo do vídeo. Quando existe conversação, que também considero mais importante que a música, tenho por hábito diminuir o volume do chamado “BG” (BackGround) ou mesmo removê-lo, deixando apenas o som ambiente, para que se possa ouvir o conteúdo da conversação.

      Ainda assim, agradeço a dica!

      Abraço forte!

      Lázaro Britto
      Blog Passo Firme

      Curtir

  5. Olá Sueli, aguardo a postagens das suas fotos referentes o “encaixe duplo”. O encaixe de ‘apoio’ isquiático possui diferença em relação ao de ‘contenção’ isquiática, justamente em razão dessas duas palavrinhas “apoio” e “contenção”. Pergunte ao seu técnico que ele vai lhe explicar melhor! Abraços

    Lázaro Britto
    Blog Passo Firme

    Curtir

  6. Oi Lazaro vi a sua prótese definitiva num post do Orkut e lhe perguntei via Orkut se o encaixe definitivo era totalmente de fibra de carbono, que deveria ser menos pesado, porque o primeiro “definitivo” que eu fiz na Marian Weiss me pareceu que era o antigo de poilipropileno forrado com tiras de fibra, e me pareceu muito pesado..então lhe perguntei sobre isso via Orkut, mas como não tive resposta estou enviando este.talvez por impaciência minha o coto diminuiu bastante e agora estou com um outro provisório e sealin de 32.Você me poderia dar uma dica?Abs
    Francisco

    Curtir

    1. Francisco,

      Inicialmente, desculpe a demora em responder. Minha prótese inda está com o encaixe definitivo porque, apesar de eu já estar usando direto desde novembro do ano passado, quando iniciei o processo, meu coto ainda não estabilizou e continua atrofiando, reduzindo de tamanho.

      Acredito que você tenha dado uma olhada no histórico de matérias que já escrevei sobre o processo de reabilitação e saiba que já estou no terceiro encaixe provisório. O primeiro foi trocado ainda na clínica, durante o primeiro mês de uso, em dezembro/2011, encaixe esse que usei até fevereiro último. O terceiro encaixe, que é esse que uso até hoje, já começou a dar novamente os primeiros siais de folga… a estabilidade não é mais a mesma e encaixe move muito na deambulação.

      Vou segurar este encaixe até onde puder, para s´fazer o definitivo quando estabilizar mesmo!

      Ah! Este encaixe que você descreveu ainda é o provisório… me disseram que o definitivo é todo em fibra de carbono mesmo.

      Abraços!

      Lázaro Britto
      Blog Passo Firme

      Curtir

  7. Ola,sou amputado bi lateral a 8 anos ,e uso um joelho 3r38 ,to querendo trocar por um 3r90 ,ou 3r80 ,gostaria de saber qual a segurança do 3r90 pelo 3r80,ja devido que o meu joelho nao me dá nenhuma seguramnça,grato

    Curtir

  8. Oi boa tarde, Lazaro sua protese e dos Sus? meu pai foi atropelado em 23/12/14, tem 61 anos, e vai ter encaminhamento p o Lucy Montoro em Santos, hospital de reabilitacao do Sus, eu gostaria de saber como e a perna mecanica e tipos, meu pai foi atropeladoe amputacao dele foi acima do joelho perna esquerda.. Att Estela

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

