Diabetes: prevenção começa na infância

Apesar de ser uma doença previsível e tratável, o diabetes continua sendo a principal causa de amputações no Brasil. Para evitar esta terrível complicação da doença, é bom que medidas preventivas comecem desde a infância.

Débora Carvalho

Falar de diabetes já é um assunto realmente sério. E, mais ainda, quando se trata da doença nas crianças. Sim, os pequenos também podem ter predisposição para o diabetes. Mas não há motivo para desespero. Alimentação balanceada, atividades físicas e monitoramento através de autotestes são práticas simples que podem garantir uma boa infância aos seus filhos.

É fundamental que os responsáveis assumam o controle e não cedam às vontades das crianças, permitindo que comam tudo aquilo que desejam. Doces, frituras, e carboidratos, que se transformam em glicose no sangue – em excesso – podem dar origem à doença. Por isso, o controle da alimentação e uma vida ativa, com brincadeiras que façam a criança suar, são a chave para evitar esse mal.

Segundo a bioquímica Carolina Ynterian, diretora da Linha Confirme, da Analitic, o diabetes é “uma alteração na produção do hormônio insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da insulina pelo organismo”. Quando a pessoa sofre de diabetes, o pâncreas produz pouca insulina fazendo com que o açúcar fique acumulado no sangue.

Carolina explica que existem dois tipos de diabetes. O diabetes tipo 1 é o mais comum em crianças, pois pode surgir desde as primeiras semanas de nascimento até os 30 anos, mas é entre os 5 e 7 anos, e durante a puberdade, que mora o perigo.

Antigamente, o diabetes era uma doença de adulto. Mas com a elevação da taxa de obesidade infantil associada a uma vida sedentária e com maus hábitos alimentares, o diabetes tipo 1 aumentou consideravelmente entre as crianças. O organismo não consegue controlar a taxa de glicose ingerida devido à falta ou pouca produção de insulina.

O diabetes tipo 2 é hereditário e acontece quando as células resistem à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal.

A longo prazo, a doença causa perda de visão, derrame, infarto, hipertensão, impotência sexual, doenças pulmonares e insuficiência renal.

Dicas de prevenção do diabetes:

– Aleitamento materno;
– Evitar a alimentação artificial rica em açúcares desnecessários nesta fase;
– Alimentação saudável para evitar a obesidade infantil;
– Brincar ao ar livre e praticar esportes, evitando uma rotina sedentária;

Sintomas de diabetes em crianças:

– Sede;
– Aumento de fome e emagrecimento;
– Aumento do número de vezes em que urina;
– Mal estar;
– Sonolência;
– Fraqueza;
– Tonturas;
– Câimbras e formigamentos.

Quanto mais cedo o diabetes for detectado e controlado, menores são as chances de complicações futuras. Ao perceber os sintomas, o ideal é confirmar através de testes. O exame destro pode assustar os pequenos, pois é preciso furar o dedo anelar e colher uma gotinha de sangue para verificar a quantidade de glicose no organismo. Uma opção que não causa traumas são as tiras de glicose desenvolvidas pela Linha Confirme. Sem o incômodo de agulhas e jejum prolongado, o teste caseiro detecta na hora a quantidade de glicose pela urina, e pode ser adquirido em farmácias e drogarias.

“Evidente que para estabelecer um diagnóstico final, o médico deve ser consultado. As Tiras de Glicose são uma maneira de monitorar o nível de açúcar no sangue, ou, pelo menos, confirmar ou descartar uma suspeita”, afirma a bioquímica Carolina Ynterian.

Fonte: CMW

Passo Firme – 05.03.2012
Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

Um comentário em “Diabetes: prevenção começa na infância

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s