Laboratório ajuda a melhorar técnica cirúrgica no setor de ortopedia

Centro de ensaios se consolida como ferramenta no desenvolvimento de projetos e controle de qualidade

Médicos e pesquisadores do setor de ortopedia contam com novas contribuições para o aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas. Um laboratório criado para realizar ensaios mecânicos no setor de ortopedia que funciona em Jaú, interior de São Paulo, vem se consolidando como um dos principais centros do gênero no país. Com infraestrutura similar à de grandes universidades, o laboratório tem a capacidade de customizar testes e procedimentos de forma a atender às necessidades específicas de cada paciente.

“Estamos contribuindo indiretamente para a melhoria das técnicas cirúrgicas e, com essa agilização dos procedimentos, o paciente pode até voltar para casa mais cedo”, afirma Celso Ribeiro, supervisor do Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metalográficos (LEMM), criado em 2008 pelo Grupo Biomecânica, empresa qualificada entre as três maiores do país no segmento de próteses humanas.
 
O centro de ensaios surgiu da necessidade de se encontrar no Brasil local para ensaios especializados do setor de ortopedia. “Laboratórios com essa característica são escassos no país e a espera para realização de testes mecânicos podia durar meses”, explica Ribeiro. A necessidade se justifica também pela necessária garantia da qualidade dos produtos fabricados pelo grupo que, para serem comercializados, precisam passar pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que só acontece após testes mecânicos comprovarem sua segurança e eficácia.
 
As atribuições do LEMM começam com a análise das matérias primas que chegam à Biomecânica. Parte dos lotes é levada ao laboratório para avaliação mecânica de acordo com normativas ou especificações técnicas produzidas por organismos como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou ainda a européia ISSO e a norte-americana ASTM.

Leia também:

Máquina rastreia produtos ortopédicos fabricados fora do padrão

Fonte: Assessoria Biomecânica

Passo Firme – 25.04.2012
Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

Um comentário em “Laboratório ajuda a melhorar técnica cirúrgica no setor de ortopedia

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s