Não foi a primeira a chegar, mas venceu!

Com o auxílio de a ajuda de uma prótese biônica, paraplégica conclui percurso e ‘vence’ Maratona de Londres

Certamente todos se lembram de Claire Lomas (foto), a paraplégica que no último dia 29 havia completado o primeiro terço da Maratona de Londres após caminhar por uma semana com a ajuda de “calças robóticas”. Pois ela não desistiu e, na última terça-feira (29), conseguiu terminar o percurso completo, tornando-se a primeira paraplégica a realizar este feito. Claire, atualmente com 32 anos, perdeu o movimento das pernas após um acidente com um cavalo em 2007, em que partiu o pescoço, costelas e perfurou o pulmão.

Para se juntar as 36 mil pessoas que participaram da maratona, ela utilizou um equipamento especial chamado ReWalk, um par de pernas biônicas que funcionam através de sensores, ajudando as pessoas que perderam os movimentos dos membros inferiores a manterem-se de pé. Assim, torna-se mais fácil e cômoda a execução de tarefas ‘simples’ do dia a dia, como subir escadas e caminhar. São atadas tiras de segurança, para evitar que a pessoa escorregue.

Mesmo com a engenhosidade do equipamento, há quatro meses Claire Lomas não conseguia dar mais que 30 passos de cada vez. Mesmo assim, não desistiu de seu sonho de superação. De acordo com o site do jornal “The Telegraph”, Claire percorreu cerca de dois quilômetros por dia, durante 16 dias, num percurso de 26,2 milhas (cerca de 40 km), e foi aplaudida pelo marido, pela mãe e pela filha de 13 meses (veja o vídeo).

SOLIDARIEDADE – Durante o percurso, várias celebridades se solidarizaram e manifestaram apoio àquele exemplo de superação, caminhando ao lado de Claire. Além disso, até agora ela já conseguiu arrecadar  cerca de 80 mil libras (equivalente a 100 mil euros) para a Spinal Research, uma instituição de caridade que financia pesquisas médicas em todo o mundo para desenvolver tratamentos contra a paralisia.

Com informações: TVi24 e BBC Brasil

Leia também:

Paraplégica completa um terço de maratona com ‘calça robótica’

Passo Firme – 10.05.2012
Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

Um comentário em “Não foi a primeira a chegar, mas venceu!

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s