Cuidados que o amputado deve ter com coto, encaixe e prótese

Dr. Marco Antonio Guedes de Souza Pinto*

Tenha por hábito exercitar o coto de amputação todos os dias, imaginando o membro amputado e realizando movimentos com o membro fantasma. Tome banho de sol no coto regularmente, de 15 a 20 minutos, pela manhã, até as 10 horas ou à tarde, após as 16 horas. E quando for à praia, proteja o coto com protetor solar.

Em caso de amputação tibial, troque as meias da prótese diariamente, lavando-as com sabão neutro e amaciante. Evite as meias de costura volumosa na extremidade, para não ferir o coto. Durante o banho, massageie o coto com bucha vegetal e passe um creme hidratante, após secá-lo bem.

ENCAIXE – O encaixe deve ser higienizado diariamente, lavado com água fria ou morna e sabão neutro (se necessário, usar bucha), ou com um pano umedecido com álcool. Secá-lo e pulverizá-lo com talco antisséptico. Deixá-lo sem uso até o dia seguinte. Não use calor, que poderá deformar o encaixe.

PRÓTESE – Água, suor e umidade são perigosos aos componentes da prótese, provocando oxidação e ferrugem. Portanto, a higiene é muito importante. O acúmulo de suor dentro do encaixe, além de mau cheiro, pode causar problemas dermatológicos. Para remover as secreções acumuladas, use um pano ou esponja levemente umedecidos com água e sabão neutro, álcool ou uma solução antisséptica.

Caso utilize prótese de mão, evite contato direto com produtos químicos fortes como tintas, amoníaco e solventes. Use uma luva de borracha ou tecido para que o produto não danifique a luva cosmética. Ao usar objetos perfurantes ou cortantes, cuidado para não danificar a luva ou as partes internas do aparelho.

Se o seu aparelho é mioelétrico, evite pancadas e batidas nos acumuladores. Observe sempre a voltagem da rede elétrica quando for carregá-los, pois eles são bivolts. Os componentes de seu aparelho possuem sistemas de segurança, mas não oferecem garantias para problemas resultantes de mau uso e/ou falta de cuidados. Ao notar alguma irregularidade, comunique ao técnico responsável. Ele encontrará as soluções técnicas adequadas.

E, por fim, todo cuidado é pouco. Não tente resolver sozinho eventuais problemas, pois poderá danificar seu aparelho. As sugestões e a criatividade, quando discutidas com o técnico responsável, podem ser úteis.

Fonte: CMW

* Marco Guedes é ortopedista e traumatologista formado pela USP e fundador do Centro Marian Weiss (CMW), clínica especializada no tratamento de pessoas portadoras de problemas nos pés, pé diabético e amputados dos membros superiores e inferiores.

Leia também:

Considerações importantes sobre amputação e a realidade brasileira

Passo Firme – 29.05.2012
Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

6 comentários em “Cuidados que o amputado deve ter com coto, encaixe e prótese

  1. Boa tarde!!!
    Tenho um filho de oito anos amputado abaixo do joelho e seu coto está com a pele ressecando e apresenta uma pequena fissura superficial. O que posso fazer para que isso não ocorra? ACHO QUE É POR CAUSA DO CALOR QUE ACUMULA SUOR NA MEIA.
    Óleo de girassol, vaselina, hidradante, kollagenase sem cloranfenicol, ?????
    Muito obrigado

    Curtir

  2. gostei muita das dicas meu coto vivi machucado e esta afinando muito gostaria de saber o que eu posso fazer sou soro positivo e o meu osso do coto é bem saliente me ajuda por favor

    Curtir

  3. Recentemente comprei uma prótese na confor pés mas até agora não consegui andar com ela acho que está faltando alguma coisa para ela encaixar adequadamente o que devo fazer?

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s