Síndrome rara faz jovem no Paquistão ter cabeça e pés gigantes

“Espero encontrar uma mulher para me amar”, afirma  jovem gravemente desfigurado pela Síndrome de Proteus

Um jovem, que tem sido atingido por uma doença rara que o deixou com uma cabeça gigante, pés e mãos, está desesperadamente à procura de uma cura para que ele possa finalmente encontrar o amor. Sain Mumtaz (foto), de 22 anos, foi gravemente desfigurado pela Síndrome de Proteus, doença rara que fez com que certas partes do corpo fiquem enormes.

Ele foi aceito pelos moradores locais em seu bairro nos arredores de Lahore, no Paquistão, mas a doença o deixou com problemas médicos e ele tem dificuldade para se locomover. Pensa-se que Sain sofria de uma variação original da síndrome de Proteus – que também afetou ‘Homem Elefante’ Joseph Merrick – por causa da deformidade simétrica no rosto e crânio. Mas os amigos e familiares lhe deram apoio e ele está agora determinado a abraçar a vida.

Moradores locais se referem a ele como seu “amigo gigante” e estão determinados a descobrir uma cura para a Sian que por sua vez, espera que ele vai encontrar a mulher dos seus sonhos. “Tenho sido assim desde que nasci. Meu rosto, braços e pernas, todos diferem em tamanho e as pessoas assumem que eu não sou como outros seres humanos normais”, desabafa Sian, que é mentalmente apto, entende tudo e vive como se sua vida fosse igual a todos os outros.

“As pessoas costumavam fugir de mim. Mas agora elas me tratam normalmente. Eles me chamam de amigo. Um dia espero ser curado e encontrar uma mulher que vai me amar”, conclui.

Veja abaixo um vídeo exclusivo por Discovery Channel:

SÍNDROME DE PROTEUS – Trata-se do aparecimento de uma grande quantidade de malformações cutâneas e subcutâneas, com hiperpigmentação, malformações vasculares e crescimento irregular dos ossos e da pele. Como conseqüência, produz o gigantismo parcial dos membros ou o crescimento excessivo de partes do corpo, enquanto outras crescem menos do que deveriam. Tudo isto provoca uma desfiguração extrema da pessoa que costuma ser socialmente estigmatizada e excluída.

É uma doença extremamente rara: se descreveram cerca de 200 casos em todo mundo desde que a doença foi oficialmente descoberta em 1979. Por causa dessa raridade, não há muitos estudos na área atualmente, e quase todos os acontecimentos, praticamente, não têm solução. A boa notícia – se é que ela existe neste caso – é que a pessoa que sofre de Síndrome de Proteus tem função e capacidade mental normal.

Com informações: Portal Meionorte

Leia também:

O curioso caso da mulher das pernas gigantes

Passo Firme – 02.06.2012
Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

2 comentários em “Síndrome rara faz jovem no Paquistão ter cabeça e pés gigantes

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s