Dicas para praticar natação com próteses para água

Dr. Marco Antonio Guedes de Souza Pinto*

Antes de entrar na água, realize movimentos livres e alongamentos musculares do pescoço, membros superiores, tronco e membros inferiores utilizando a prótese.

Ao entrar na água, você perceberá um leve desequilíbrio do corpo. Segure na prancha, tente elevar a perna do lado amputado (que tende a afundar) e bata as pernas. Imagine o membro fantasma e se utilize dele para exercitar o coto.

Em pé, de lado, na piscina, faça movimentos de abrir e fechar a perna (ou coxa) do lado amputado. “Ande” na piscina como se estivesse pedalando uma bicicleta. Se tiver dificuldades em flutuar, utilize bóias ou flutuadores.

Os exercícios na piscina, para a pessoa com amputação de membros inferiores, aumentam a capacidade cardiorrespiratória do amputado. Porém, para se conseguir um trabalho efetivo na parte muscular tem-se, como recurso protético, adaptar nadadeiras no encaixe da prótese.

FLUTUADORES – Existem alguns flutuadores especiais chamados “Aqua Jogger” (foto), que auxiliam os exercícios aquáticos, além de acessórios que visam o fortalecimento muscular dos braços e pernas. O tamanho varia de acordo com a perna de cada pessoa.

Os flutuadores auxiliam aqueles que não sabem nadar ou “flutuar” e também os que querem trabalhar toda a musculatura do corpo sem gasto de energia.

Se você é amputado femoral (coxa), e faz uso de prótese com encaixe duplo retirável (de ISNY) poderá ir até a piscina e voltar ao vestiário andando com a prótese. Poderá nadar fazendo uso do encaixe flexível, mas, antes de encaixá-lo na prótese, retirar o excesso de água através da tampa da válvula.

Fonte: CMW

* Marco Guedes é ortopedista e traumatologista formado pela USP e fundador do Centro Marian Weiss (CMW), clínica especializada no tratamento de pessoas portadoras de problemas nos pés, pé diabético e amputados dos membros superiores e inferiores.

Leia também:

Cuidados que o amputado deve ter com coto, encaixe e prótese

Passo Firme – 12.06.2012
Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

2 comentários em “Dicas para praticar natação com próteses para água

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s