Hidroginástica como terapia de reabilitação física

Um exercício que não oferece tanto desgaste físico e não tem qualquer restrição de idade ou sexo. Essas são algumas das características [e vantagens] da prática da hidroginástica, usada atualmente por muitos centros de reabilitação como mais uma modalidade da reabilitação de amputados e demais pessoas com deficiência física. A finalidade da hidroginástica é melhorar o condicionamento, agilidade e flexibilidade do paciente, atuando também como forma preventiva de evitar futuras patologias.

De acordo com Slania Bastos, reabilitadora física do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), situado em Teresina-Pi, a modalidade começou a fazer parte do quadro de terapias do Centro para oferecer aos pacientes mais uma modalidade de tratamento. “É uma opção a mais para os pacientes que, dentro das piscinas, trabalham exercícios para potencializar os movimentos, treinar equilíbrio, dentre outras contribuições. Não existe restrição de idade para a hidroginástica”, explica.

Combinação das palavras gregas hydor (água) e etherapéia (tratamento), a palavra hidroterapia tem grande prestígio como forma alternativa de prevenção e tratamento para pacientes com algum tipo de deficiência. Quando usada como terapia, a técnica deve ser conduzida preferencialmente um fisioterapeuta, que fará a junção de dos exercícios aquáticos com a terapia mais indicada para tratar a patologia.

Francisca Maria, 48 anos, há dois anos teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que deixou sequelas na parte motora da jovem senhora. Ela iniciou o tratamento há dois anos e, apesar das conquistas serem paulatinas, afirma que as terapias contribuem muito em sua melhora diária e a hidroginástica tem se destacado entre as terapias. “Sinto-me melhor depois do tratamento, hoje já consigo caminhar e ser mais independente”, explica.

Já a companheira de terapia Ivanildes Mendes, 58 anos, também foi acometida por um AVC e confirma que a hidroginástica é uma terapia que contribui em todos os fatores para o tratamento e completa que a água a faz sentir-se melhor e mais livre.

Com informações de Ceir

Passo Firme – 03.07.2012
Curta e compartilhe a página do Blog Passo Firme no Facebook!

Anúncios

2 comentários em “Hidroginástica como terapia de reabilitação física

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s