Lançado novo programa para qualificação da pessoa com deficiência

É das melhores a notícia – infelizmente apresentada com extrema discrição pela mídia – do lançamento pelo governo do programa que visa oferecer aprendizagem, qualificação profissional e preparação para o trabalho aos portadores de deficiência e necessidades especiais recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Pelo programa lançado nesta 6ª feira (ontem) pelo Ministério do Desenvolvimento Social – via portaria da Ministra Tereza Campello, publicada no Diário Oficial da União – Brasília e os quase seis mil municípios brasileiros identificarão as pessoas com deficiência, que tenham entre 16 e 45 anos, e que sejam recebedoras do benefício.

O programa lançado – chamado BPC Trabalho – irá intermediar a oferta e a demanda de mão de obra para estas pessoas, considerando suas habilidades e interesses e incentivando-os a se inscreverem como autônomos, empreendedores e a se associarem a cooperativas, formas pelas quais terão acesso a microcrédito.

O programa BPC Trabalho será desenvolvido em parceria do Ministério do Desenvolvimento Social, com os ministérios da Educação, Trabalho e Emprego, e com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da república. O programa integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, lançado em novembro do ano passado.

Os programas de qualificação serão oferecidos pela rede federal de educação profissional e em entidades nacionais de aprendizagem do sistema S, tais como o SENAI, SESI, SESC e SENAC. Os recursos do programa serão do Fundode amparoao Trabalhador (FAT) e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Têm acesso ao BPC, para receber um salário mínimo (R$ 622), pessoas comprovadamente incapacitadas para a vida independente e o trabalho – mediante avaliação do serviço social e de perícia médica do INSS – cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a 1/4 de SM (cerca de R$ 155).

Saiba mais aqui sobre o BPC Trabalho

Fonte: Correio do Brasil

Leia também:

Lei das cotas para pessoas com deficiência completa 21 anos
Rede de busca e recolocação de trabalhador deficiente deverá ser criada
Pessoas com deficiência têm desempenho igual ou superior à media, revela estudo

Passo Firme – 07.08.2012
Vote no Blog Passo Firme para o TopBlog 2012!

Anúncios

Um comentário em “Lançado novo programa para qualificação da pessoa com deficiência

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s