Uso da arte auxilia no tratamento de reabilitação física

Terapia envolve atividades que estimulam a criatividade e auto-estima do paciente

Pintar quadros, enfeitar caixas, desenhar, cobrir, colar, modelar. São com essas atividades que o setor de arte reabilitação do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina-PI, auxilia no tratamento de reabilitação de pacientes com deficiência física. O tratamento envolve atividades que desenvolvem a criatividade e auto-estima do paciente.

Para Marta Diana (foto), 69 anos, que faz reabilitação no Ceir há pouco mais de um mês, depois de um Acidente Vascular Cerebral ocorrido em 2011, a terapia é uma forma de alivio e bem estar. “Nunca tinha pintado, mas quando chego ao Ceir e começo a terapia me sinto muito bem. É realmente um alivio”, esclarece.

Mãe de seis filhos e avó de treze netos, Marta conta que já sente melhoras com o tratamento. Os movimentos de membros superiores e inferiores, que foram prejudicados com o AVC, já ganham mais força e desenvolvimento depois do tratamento.

BAZAR – A jovem senhora é também uma das dezenas de pacientes que terá quadros expostos durante o I BazArt do Ceir. O evento, que acontece nesta quarta-feira (19), visa proporcionar que mais pessoas conheçam o trabalho da arte reabilitação, além de comercializar as telas feitas durante a terapia.

“O nosso acervo de telas é grande e queremos que mais pessoas conheçam as potencialidades dos nossos pacientes. É também mais uma maneira de trabalhar a auto-estima deles”, explica a terapeuta do setor de arte reabilitação Emanoella Sato, acrescentando que o dinheiro arrecadado com o bazar será revertido para melhorias no setor de arte reabilitação.

Fonte: Viagora Piauí

Leia também:

Hidroginástica como terapia de reabilitação física

Passo Firme – 17.09.2012
Vote no Blog Passo Firme para o TopBlog 2012!

Anúncios

Um comentário em “Uso da arte auxilia no tratamento de reabilitação física

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s