Óleo de Girassol: todo amputado deve ter em casa

O produto é usado para o tratamento de escaras, mas tem se revelado um grande amigo para amputados protetizados

Lázaro Britto

Muito amputados, quando estão em fase de protetização, sofrem com a famosa “dermatite de contato”, uma irritação de pele causada pelo contato direto com o encaixe da prótese ou mesmo com o liner usado para revestir o coto. As reações variam a depender do indivíduo e geralmente desaparecem com o tempo, mas o que se sabe é que pessoas com histórico de alergias têm mais predisposição para desenvolver dermatites na região do membro residual.

Mesmo após dez meses de protetizado, ainda lido com as irritações, que no meu caso manifestam-se como coceiras intensas e calombos nas marcas do liner sobre a pele, principalmente quando retiro a prótese no fim do dia. Por isso, não abro mão do Dersani (foto), um óleo de girassol que tem como principal função ajudar a regenerar a pele irritada. Conheci o produto no Centro Marian Weiss (CMW), através da fisioterapeuta Mônica Yamaoka, e desde então faço uso frequente.

De acordo com o laboratório fabricante, o óleo é à base de AGE (ácidos graxos essenciais) e TCM (triglicerídeos de cadeia média), contém vitaminas A, C, D e é a loção vegetal com maior quantidade de vitamina E. Essas vitaminas têm propriedades cicatrizantes (regeneram a pele), antioxidantes (retardam o envelhecimento) e, além disso, atuam na imunidade, evitando infecções. Por criar uma barreira protetora, é indicado para recém-nascidos prematuros, no tratamento de escaras em pacientes acamados e também no curativo de queimados.

Para o amputado em fase de protetização, o produto auxilia na prevenção, evitando o aparecimento de bolhas, estrias, feridas e úlceras na pele do coto. De acordo com a fisioterapeuta, principalmente as mulheres devem fazer uso do produto, já que o “tônus muscular da pele feminina” é diferente do masculino (possui menos colágenos), favorecendo a flacidez. Por isso, o óleo de girassol pode deixá-la mais hidratada e “reforçada”.

COMO USAR – o óleo de girassol pode ser usado em qualquer hora do dia, em forma de massagem sobre a região irritada, mas é importante lembrar que antes do procedimento a pele deve estar bem limpa e seca. Eu particularmente uso à noite e pela manhã, antes da colocação da prótese, na região da virilha, períneo e glúteo, porém, em menor quantidade,

No entanto, vale ressaltar que o Dersani é um produto caro. A embalagem de 200 ml atualmente custa entre R$ 50 e R$ 70 nas farmácias e nas casas de produtos hospitalares de Salvador. Existem alternativas – como Pielsana, Lin-Óleo, Moph Derme, entre outros – mas nunca experimentei para comparar preço e eficácia. O importante é o óleo seja de girassol e que contenta o tal do “AGE” e do “TCM”.

Com informações: Site Clínica Geral e Blog Tetraplégicos

Passo Firme – 29.09.2012
Vote no Blog Passo Firme para o TopBlog 2012!

28 comentários em “Óleo de Girassol: todo amputado deve ter em casa

  1. Eu uso este produto há dois anos no meu coto com ótimo resultado,especialmente na região da virilha.Coloco o óleo de manhã após levantar e antes de colocar a prótese o que me dá um dia de até 16 horas de uso permanente da prótese sem problemas com irritação da pele e coceira.Só posso recomendar.

    Curtir

  2. Olá, Lázaro.
    Estou com os mesmos problemas.
    Comecei a usar o encaixe provisório e as escaras apareceram.
    O farmacêutico me receitou
    “LOÇÃO OLEOSA HIDRATANTE – AGE/TCM – AMORÁVEL”
    Resolveu, e custou 23 reais (100 ml).
    Não sei se resolverá com outras pessoas. O farmaceutico me disse que o Dersani é o mais caro, mas há sim, baratos de qualidade.
    Abração,
    Ariane

    Curtir

    1. Amigo sou amputado, uso óleo de girasol com bom resultado, só me implica um pouco o cheiro do óleo (se for de boa qualidade o cheiro é menor, mas ainda cheira óleo), estou procurando algum óleo de girasol aromático. Porém se vc procura soluçòa barata óleo de girasol de cozinha tem muito bom resultado.

      Curtir

  3. Gostaria de deixar aqui uma informação importante só existe um produto com o nome de Dersani Original fabricado pela Sanisplan que agora pertence ao laboratório Daudt. O Dersani Original é indicado na prevenção e tratamento de feridas e auxilia o processo de cicatrização. E agora laçamos o Dersani Hidrogel um produto completo pois é o único produto da categoria, estéril, hipoalergênico, à base de AGE + Hidrogel + Alginato, Vitaminas A e E com alta absorção e rapidez na cicatrização de feridas exsudativas.

    Curtir

  4. Gente,o meu pai estava com as pernas muito inchadas e com algumas feridas.Um médico chegou a dizer que era erisipela e que era muito difícil cicatrizar.Aí,uma enfermeira disse para usar óleo de girassol e meu irmão comprou o de cozinha e surpreendentemente ela falou que fazia o mesmo efeito.E fez:em memnos de 1 mês sarou tudo!E o de cozinha é muito mais barato!!!
    Espero que ajude!!

    Curtir

  5. O óleo de girrasol dermoskin http://www.lexuns.com.br pode ser encontrado nas melhores redes de farmácias por um ótimo preço e com Qualidade nota 10. De acordo com o laboratório da Lexun’s, do grupo Zanatta S/A de SC, o óleo é à base de AGE (ácidos graxos essenciais) e TCM (triglicerídeos de cadeia média), contém vitaminas A, E, Essas vitaminas têm propriedades cicatrizantes (regeneram a pele), antioxidantes (retardam o envelhecimento) e, além disso, atuam na imunidade, evitando infecções. Por criar uma barreira protetora, é indicado para recém- nascidos prematuros, no tratamento de escaras em pacientes acamados e também no curativo de queimados.
    Para o amputado em fase de protetização, o produto auxilia na prevenção, evitando o aparecimento de bolhas, estrias, feridas e úlceras na pele do coto.
    As mulheres devem fazer uso do produto, já que o “tônus muscular da pele feminina” é diferente do masculino (possui menos colágenos), favorecendo a flacidez. Por isso, o óleo de girassol dermoskin pode deixá-la mais hidratada e “reforçada”.

    Curtir

  6. Preço médio do óleo de girassol dermoskin está entre 12 a 15 reais de 100 ml e atende todos requisitos de qualidade e com preço mais acessível para quem necessita fazer uso. Espero ter ajudado.

    Curtir

  7. Pessoal, por favor, deixem de gastar dinheiro com dersani. O óleo de girassol comprado no mercado, para comida, “É A MESMA COISA”, EM ABSOLUTO A MESMA COISA. É óleo de girassol também, tem os ácidos graxos essenciais, tem vitamina e e etc. Aliás, o óleo de girassol, é extremamente rico em vitamina e, que é o que faz a diferença na vida das pessoas. Então ao invés de comprar 100 ml de óleo dersani por quase 60 reais, comprem o de mercado, e notem se existe diferença no tratamento! É A MESMA COISA, EXATAMENTE A MESMA COISA!

    Curtir

  8. lendo o manual da otto bock descobri que existe esses produtos porém não consegui adiguirir
    sera que alguem consegue
    Derma Prevent 453H12
    Derma Clean 453H10
    Derma Repair 453H14

    fernando chagas – parana

    Curtir

  9. Bom dia,
    Minha mãe é diabética e está com uma ferida com dificuldades de cicatrização,ela está usando o óleo por indicação médica,sabem me dizer se ele realmente funciona para feridas?Pois a cicatrização está demorando muito, e estou bastante preocupada e buscando alternativas.

    Obrigada,

    Abraços.

    Curtir

    1. Oi ana, sou enfermeira e ja tive experiencia em ambulatório de curativos. Primeiramente tem que ver qual o motivo da lesão da sua mãe. Ela tem algum problema vascular no local da lesão? Outra questão é, o girassol vai ajudar na cicatrização sim, mas pelo fato da sua mãe ser diabética vai demorar um pouco mais. Aconselho a passar 1 vez de manhã após o banho e outra antes de dormir, após a limpeza do local. Bom limpar com água e sabão, sempre enxaguando bem para tirar resíduos do oleo e do sabão. De preferencia sabão neutro. Cuidado quando for lavar, o processo de cicatrizacão forma um tecido avermelhado vivo, não pode esfregar esses lugares se não você inflama e vai demorar mais ainda para cicatrizar.

      Curtir

  10. Pessoal, boa tarde! Não sofro de seqüelas de amputação, embora tenha outros problemas de saúde que estou tratando!!! Faz alguns meses que estou estudando vários assuntos sobre medidas de manutenção de saúde, simples e fantasticamente eficazes, que estão em nosso pleno alcance para implementar, não precisam de receituário médico, e, mais importante, totalmente naturais.
    Em meus estudos, acabei me familiarizando com os tais triglicerídeos de cadeia média – os tais ácidos capróico, cáprico, caprílico e láurico!
    Curiosamente, eles todos estão contidos no óleo de coco, gente, O óleo de Coco contem todos os TCMs do Dersani, todas as sua vitaminas,além de outras mais, e vocês podem achá-lo em qualquer loja de produtos naturais, a um preço muito menor!
    No You Tube está cheio de videos ensinando aos interessados como fazer seu próprio óleo de coco, se assim o quiserem! Sugiro que assistam vídeos do Dr. Lair Ribeiro e do Dr. Rondó, onde eles falam coisas ainda mais incríveis sobre as propriedades dos TCMs e as doenças que são tratadas com óleo de coco – por exemplo, Alzheimer, Parkinson, Diabetes, Epilepsia, Autismo!
    Tenho certeza que, quem se dispor a pesquisar, ficará fascinado com o que vier a descobrir! As mulheres substituirão todos os seus produtos de beleza, seja para a pele bem como para o cabelo, por somente óleo de coco, com imensas vantagens!
    Além do óleo de coco, façam uso de azeite de oliva, que é quase 100% composto de ácido oleico. Pesquisem os imensas benefícios do ácido oleico tanto para a saúde da pele, para os cabelos (os gregos e italianos quase não tem problemas de calvície, pois consomem muito azeite de oliva) bem como do corpo em geral!
    Pesquisem sobre suplementação de magnésio, água alcalina, suplementação de iodo/iodeto de potássio(vejam vídeos do Dr. Lair Ribeiro), cloridrato de levamisol (vejam vídeos do Dr. Luiz Moura).
    Eu uso óleo de coco (TCMs) na cozinha (frituras), como tempero de saladas e sopas(delicioso), na pele e nos cabelos. Posso atestar que funciona, e muito bem – e não tem o problema com o cheiro, que é bem suave! Já usei óleo de girassol na pele no passado, e sei que o cheiro pode ser desagradável.
    Espero ter despertado a curiosidade de quem ler este post, e os convido a pesquisar sobre o óleo de coco, bem como fazer os seus próprios teste!
    Que Deus os abençoe a todos, e que a chama da curiosidade os devore……..!!!

    Curtir

  11. Bom dia. Gostei dos esclarecimentos desse texto, mas tenho uma dúvida: esses óleos podem ser usados puros na pele? Uma pessoa conhecida me disse que têm de ser misturados no hidratante, mas na própria instrução no frasco não menciona isso.
    Agradeço desde já.

    Curtir

  12. Dersani é só a marca,por isso é caro!!!!!óleo de girassol é tudo igual,o de cozinha é a mesma coisa,bem barato,porém tem mais cheiro de óleo,só isso…É muito bom para os idosos usarem na pele quando esta frio para evitar ressecamentos…nas barriga das gestantes para evitar estrias,é bom pra muita coisa!!

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s