Parceria entre INSS e ABOTEC beneficiará amputados da reabilitação profissional

Encontros realizados em cinco capitais brasileiras até o final de outubro visam criar um modelo padronizado nas prescrições por parte dos peritos e médicos do Instituto em conjunto com o conhecimento técnico de ortesistas e protesistas ortopédicos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC) firmaram uma parceria que deverá beneficiar pacientes segurados da Reabilitação Profissional do INSS em todo o Brasil, incluindo trabalhadores amputados que dependem de próteses para o retorno às atividades. Desde o começo do mês, reuniões técnicas sobre o serviço de prescrição de órteses e próteses ortopédicas estão ocorrendo em cinco capitais brasileiras, com o objetivo de trocar informações e conhecimentos que possam aprimorar as prescrições para os pacientes e os trabalhadores assistidos pelos programas de reabilitação profissional do órgão público.

A série de encontros, que já passou por Recife, Belo Horizonte e Florianópolis, chega a São Paulo, de 22 a 24 de outubro, na sede da ABOTEC (Rua Carlos Escobar, 45 – Santana), devendo acontecer também em Brasília até o final do mês. “A partir dessa iniciativa entre as duas entidades poderemos ter uma maior eficácia na prescrição de órtese e prótese ortopédica. Dessa forma, tanto o INSS como as empresas do setor poderão realizar um tratamento diferenciado e aprimorado para cumprirmos o nosso papel principal que é o de reabilitar esses pacientes e garantir-lhes seu retorno ao trabalho”, afirma o presidente da ABOTEC e ISPO Brasil, Joaquim Cunha.

EXPECTATIVAS – Para Joaquim, a expectativa com os resultados da parceria é a melhor possível, tendo em vista a integração entre os representantes da entidade com os médicos e peritos do INSS. “A finalidade dessa parceria é justamente de chegar-se a uma padronização das prescrições da forma mais completa possível, visando sempre a reabilitação profissional dos segurados e com total isenção de direcionamentos para esse ou aquele produto, esse ou aquele fabricante, atendendo assim a exigência da Lei de Licitações”, explica. A padronização nas prescrições será feita em conjunto com o conhecimento técnico de ortesistas e protesistas em todo o Brasil e trará ganhos de qualidade aos serviços prestados aos pacientes, tanto nos diagnósticos, como no tratamento prestado e equipamentos concedidos.

Como o modelo padronizado de prescrição de órteses e próteses ortopédicas atenderá todo o Brasil, as reuniões estão sendo realizadas apenas nas cidades citadas, pois são as sedes das gerências regionais do INSS. Dessa forma, as diferentes realidades dos pacientes em todo território nacional serão melhor conhecidas, possibilitando um atendimento de maneira mais eficiente e personalizada. “Com os peritos melhor preparados para prescreverem e com melhor conhecimento das tecnologias existentes, poderão avaliar melhor a necessidade de cada segurado e prescrever o que melhor se adequar às necessidades de cada um, seja com tecnologias mais avançadas ou não”, ratifica o presidente da ABOTEC.

Na reunião em São Paulo – a próxima a ocorrer – são esperados 25 peritos médicos indicados pelas gerências executivas regionais do INSS, vindos de diferentes regiões do estado, como Campinas, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, Santos, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

ABOTEC – Entidade diretamente relacionada com o desenvolvimento técnico-científico da Ortopedia Técnica do Brasil, a Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec) atua há 24 anos no aprimoramento de profissionais com treinamento técnico e humanístico para o melhor resultado em reabilitações físicas e no atendimento às pessoas com deficiência e/ou portadoras de necessidades especiais.

Leia também:

ABOTEC defende mudanças na concessão de órteses e próteses pelo Governo
Brasil e Alemanha discutem caminhos para a reabilitação profissional

Passo Firme – 18.10.2012
Vote no Blog Passo Firme na segunda fase do TopBlog 2012! Ele está novamente entre os 100 mais votados!

Anúncios

6 comentários em “Parceria entre INSS e ABOTEC beneficiará amputados da reabilitação profissional

  1. Participei do treinamento em Belo Horizonte, e os palestrantes da ABOTEC foram ótimos. Já prescrevi mais de vinte próteses com a equipe de Reabilitação Profissional da Gerência Executiva em Petrópolis,RJ, mas como é matéria de alta tecnologia a atualização é indispensável.

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s