Órteses e próteses ortopédicas já podem ser financiadas com taxas reduzidas

Solicitação da ABOTEC é atendida, e agora mais de 80 itens passam a contar com taxas especiais de financiamento

A Portaria Interministerial nº 362, divulgada pelo Governo no Diário Oficial da União do último dia 25, que amplia a relação de bens e serviços de acessibilidade financiáveis por operações de crédito com juros subsidiados, inclui agora órteses e próteses ortopédicas, o que representa uma vitória para mais de 25 milhões de brasileiros que utilizam esses equipamentos no Brasil. A ampliação do rol de produtos financiáveis é resultado, entre outras medidas, de negociações entre a Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC) e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A medida integra as ações do Plano Viver sem Limites, do Governo Federal, e os equipamentos especiais poderão ser financiados com taxas especiais subsidiadas pelo Banco do Brasil, através da linha de crédito denominada “Crédito Acessibilidade”. O documento contou com as assinaturas dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.

De acordo com a ABOTEC, a gama de equipamentos inseridos na lista é extremamente abrangente e atende desde membros superiores aos inferiores. Serão 83 itens referentes à órteses e próteses ortopédicas, que passam a fazer parte da lista de produtos de até R$ 5 mil que contam com taxas de juros de 0,44% ao mês e, 0,64% para equipamentos acima desse montante. Para que os pacientes possam utilizar o benefício, basta ter prescrição de algum profissional de saúde.

Para o presidente da ABOTEC, Joaquim Cunha, a oficialização do Governo Federal mostra o quanto o poder público tem sido parceiro da indústria em prol dos milhões de pacientes no Brasil. “A partir de agora, diversas pessoas sem grande poder aquisitivo poderão ter órteses e próteses mais adequadas para fazer as atividades mais simples no seu dia a dia, mas que para muitos hoje é uma enorme dificuldade. Ficamos felizes com a preocupação do Governo em escutar o que os profissionais do setor têm a dizer, tanto que essa conquista é fruto dessas conversas”, revela.

Segundo o assessor da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fernando Ribeiro, esta integração entre as associações, empresas e o Governo serão fundamentais para beneficiar a população que precisa de subsídio para adquirir tecnologia assistiva. “Vemos de maneira significativa essa parceria entre a indústria e o poder público. Os resultados disso ajudarão desde o setor produtivo, com aumento na escala de mercado e demandas dos seus produtos, até o paciente que terá mais opções de onde comprar, atendendo ao mesmo tempo, mais diversidades”, analisa.

A lista de produtos do Plano Viver Sem Limites terá revisão mensal, responsabilidade atribuída ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE).

Clique aqui e saiba mais sobre o Crédito Acessibilidade.

Com informação da ABOTEC.

Leia também:

Parceria entre INSS e Abotec beneficiará amputados da reabilitação profissional
Governo amplia rol de produtos de tecnologia assistiva financiáveis

Passo Firme – 30.10.2012
Vote no Blog Passo Firme na segunda fase do TopBlog 2012! Ele está novamente entre os 100 mais votados!

Anúncios

3 comentários em “Órteses e próteses ortopédicas já podem ser financiadas com taxas reduzidas

  1. Fui fazer este financiamento pelo Banco do Brasil, e o valor do empréstimo financiado é de acordo com a renda salarial.
    no meu caso, um simples auxiliar administrativo de uma multinacional o valor total do financiamento saia em 6.000,00 sendo que uma prótese com tecnologia média, não sai menos do que 35.000,00.
    mais uma propaganda enganosa da presidenta Dilma…e do partido de corruptos do PT…..palmas para o Brasil, pais de pessoas sem coração, de bancários sem escrúpulos, e de um povo que ainda não aprendeu votar !!!!!!!

    Curtir

  2. Comigo aconteceu a mesma coisa, o no Banco do Brasil ….liberaram apenas 6.000,00
    e o orçamento da protese na AACD ficou em R$30.000,00.
    Governo Ladrão e suas propagandas enganosas, a quem estão ajudando ????
    Cambada de corruptos do PT e sua quadrilha de PTralhas !!!!

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s