Amputado subirá em arranha-céu com prótese biônica

O engenheiro de software Zac Vawter (foto), 31 anos, vai por à prova sua perna biônica neste domingo (4), tentando subir 103 lances de escada que levam ao topo da Willis Tower, em Chicago, segundo a Agência de Notícias AP. Esta será a estreia da perna biônica, para cujos testes Vawter se inscreveu como cobaia. Domingo é a primeira vez em que um teste ocorre em público.

A perna vai responder a impulsos elétricos dos nervos de Vawter. Ele pensará “subir escada” e os motores, cintos e correntes na perna vão sincronizar os movimentos do joelho e do tornozelo para executar a ação. Na preparação para o feito (foto), 11 eletrodos foram colocados na perna de Vawter para realizar testes de sincronização entre comandos e movimentos. Na prática, ele chutou uma bola com a perna biônica, caminhou e subiu algumas escadas.

Vawter espera chegar ao topo da torre em uma hora, mais tempo do que levaria antes de ser amputado, mas menos tempo do que necessitaria com a prótese simples. Uma equipe de pesquisadores vai acompanhar a “escalada” e monitorar o desempenho da perna biônica.

Depois do teste, Vawter segue para sua casa, em Yelm, e a perna permanece em Chicago para mais aperfeiçoamentos. “Em algum momento ela vai beneficiar a mim e, espero, muitas outras pessoas”, disse Vawter.

Vawter foi amputado em 2009. Uma cirurgia foi feita para reposicionar os nervos e tendões dele para que um dia ele pudesse vestir a perna biônica.

Fonte: Terra

Leia mais:

Pesquisa estuda controle de perna biônica por impulsos nervosos

Passo Firme – 03.11.2012
Vote no Blog Passo Firme na segunda fase do TopBlog 2012! Ele está novamente entre os 100 mais votados!

Anúncios

3 comentários em “Amputado subirá em arranha-céu com prótese biônica

  1. Pingback: Ele conseguiu! |
  2. Ola, sou um microcirurgiao brasileiro que reside e atua nos E.U.A., recebi treinamento no Instituto de Reabilitacao de Chicago para realizar a tecnica cirurgica que possibilitou tal incrivel feito. No momento eu e a equipe da qual faco parte procuramos candidatos (portadores de amputacoes trans-femorais e trans-humerais) que desejem submeter-se a tal tratamento e tornar-se os primeiros “pacientes bionicos do Brasil”. Interessados por favor nos contactem atraves do email ffigueiredo@bionicsurgery.com .

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s