Pessoas com deficiência no Brasil contam com novo site de relacionamento

Lázaro Britto

No último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, cerca de 45 milhões de brasileiros (24% da população) se declararam com algum tipo de deficiência. Você sabia que boa parte desta população ainda enfrenta dificuldades para se relacionar afetiva e amorosamente com outras pessoas? Para ajudar a mudar este cenário, promover a inclusão social e a acessibilidade para todos, foi lançado o DeficienteSim (http://deficientesim.com.br/), um novo site de relacionamento dedicado às pessoas com deficiência que, em menos de dois meses de funcionamento, já possui uma média de cinco cadastros diários.

Segundo o idealizador do site, Anderson Macarrão, a ideia surgiu após ele conhecer um deficiente visual numa viagem ao Mato Grosso. “Ele me contou que após ter ficado cego, sua mulher começou a traí-lo e não demorou muito para se separarem. Após isso, sempre que ele se aproximava das mulheres para algo a mais, elas o evitavam, pois o viam apenas como um amigo e não como um homem”, relata o empresário, que ficou pensando nas dificuldades enfrentadas por aquele homem, afugentado pelo preconceito. “Um site de relacionamentos com enfoque nas pessoas com deficiência poderia ajudar, pois assim como ele outras pessoas devem passar por situações semelhantes”, conta Anderson, cuja esposa ele conheceu em um site de relacionamento.

No ar desde setembro de 2012, o DeficienteSim já possui centenas de usuários cadastrados, incluindo pessoas de variadas idades e diferentes tipos de deficiência. “Apesar disso, o site é aberto tanto para as pessoas com deficiência quanto para aqueles que não têm qualquer tipo de deficiência, o que o torna um ambiente amigável e livre de preconceitos, relata Anderson, que faz questão de ressaltar que o serviço é totalmente gratuito – e sempre será, garante – “pois preza pela inclusão social e a acessibilidade para todos”.

Iniciativas como a do Anderson, desenvolvida em parceria com a empresa Blendix, apesar de não serem novas – uma vez que já existem sites com propostas semelhantes –, reforçam a criação de redes sociais segmentadas e seguras, uma tendência atual, além de incentivar uma mudança na cultura brasileira, uma vez que a pessoa com deficiência no Brasil ainda faz parte de um público geralmente ignorado nas redes sociais generalizadas. Com 193,9 milhões de habitantes e mesmo com as mudanças na legislação, o Brasil, que é o quinto país com maior número de acesso à internet no mundo, ainda enfrenta inúmeras limitações para transformar esse público de 45 milhões em cidadãos com espaços iguais na sociedade.

Com o respeito da sociedade, as pessoas com deficiência cada vez mais passam a se sentir iguais em todos os aspectos e agora terão mais uma forma de ‘concretizar’ o direito de encontrar um companheiro através da internet. O site DeficienteSim oferece diversos benefícios como envio de mensagens, chats entre os usuários cadastrados, troca de fotos, além de, é claro, possibilidade de relacionamento afetivo e novas amizades. “E em breve o site terá novas ferramentas como uma central de blogs, sistema de flertes entre usuários e webcam”, acrescenta Anderson.

Leia também:

Blogueira fala sobre sexo com jornalista cadeirante

Passo Firme – 04.11.2012
Vote no Blog Passo Firme na segunda fase do TopBlog 2012! Ele está novamente entre os 100 mais votados!

Anúncios

2 comentários em “Pessoas com deficiência no Brasil contam com novo site de relacionamento

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s