Dicas para manter a saúde nas festas de final de ano

CMW - dicas alimentação

Não é preciso passar por privação social para ter boa saúde e qualidade de vida. Confira três dicas que podem te ajudar.

Nos meses de dezembro e janeiro, as empresas e as famílias iniciam os rituais de confraternizações regadas a comidinhas deliciosas, porém, calóricas, gordurosas, e cheias de açúcares. Para quem precisa controlar o peso de maneira mais sistemática, como quem sofre de diabetes, os cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, tais encontros podem tornar-se verdadeiros vilões da saúde, da boa forma e da qualidade de vida que precisa ser mantida a qualquer preço.

No entanto, com moderação e algumas adaptações, é possível, sim, manter a forma mesmo nessa época do ano. É o que garante o programa “Meu Prato Saudável”, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto do Coração (Incor), maior projeto de reorientação alimentar do país.

Normalmente as confraternizações são marcadas em bares ou espaços de eventos, logo depois do horário de trabalho, e vêm acompanhadas de petiscos e drinques diversos. “Apesar das comidas mais gordurosas, das bebidas alcoólicas, o que as pessoas menos querem nesta época do ano é engordar. Tudo para manter o corpo e a saúde em dia para o verão”, afirma a médica Elizabete Almeida, diretora-executiva do programa.

Segundo ela, uma alimentação balanceada é essencial para que os momentos de festa e descontração não comprometam a saúde e a qualidade de vida. “Não é preciso passar por privação social para ter boa saúde. Algumas mudanças simples podem garantir a diversão e ao mesmo tempo a boa forma”, afirma a nutricionista Elizabete.

CMW - fome1. Nunca chegue com fome à próxima refeição.

A fome facilita a perda do controle do que se come, tanto na escola do que comer quanto na quantidade. A tendência é comer rápido e além do necessário. A dica é fazer um lanche saudável antes de ir aos encontros onde não se sabe qual será o cardápio. A nutricionista sugere como opções um sanduíche natural, com muita salada e patê de atum ou peito de peru com queijo magro. Também pode ser uma fruta, cereal integral, nozes ou frutas secas.

CMW - frituras2. Evite frituras

Frituras são muito calóricas e podem dificultar a circulação, aumentando os níveis de colesterol. Boas opções de petiscos podem ser, por exemplo, palitinhos de vegetais (cenoura, erva-doce, pepino), bruschetas de tomate com manjericão, tremoço ou tomates cereja.

CMW - alcool3. Não exagere no álcool

Uma das principais vilãs nesta época são as bebidas alcoólicas. Segundo a médica, o consumo máximo diário, conforme preconiza a OMS, é de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho para os homens e uma lata de cerveja ou uma taça de vinho para as mulheres.Uma boa dica para diminuir o consumo e melhorar a hidratação é usar copos pequenos (isso ajuda a manter a bebida gelada também) e sempre alternar um copo da bebida com um copo grande de água.

MEU PRATO SAUDÁVEL – O programa Meu Prato Saudável é o maior projeto de reorientação alimentar do país, idealizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Incor, ambos ligados à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O programa mostra que é possível manter uma boa alimentação, em qualquer época do ano.

A ideia é mudar, sem muitas restrições, os hábitos alimentares da população, por meio de orientações de como se alimentar de forma saudável em todas as refeições do dia, e assim, manter um peso saudável ou até mesmo reduzi-lo, evitando, desta forma, doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Fonte: CMW

Passo Firme – 16.12.2012
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