Vaca amputada ganha pata mecânica em experiência inédita no Brasil

Peça definitiva virá com algumas adequações. A mudança será feita quando a vaca estiver recuperada da cirurgia.

Uma vaca de um sítio em Araçoiaba da Serra, São Paulo, está andando com a ajuda de uma prótese. Depois de receber o diagnóstico de que teria de sacrificar o animal, a dona resolveu procurar ajuda. O resultado surpreendeu os veterinários.

O animal ainda não anda muito bem, mas só de dar alguns passos já é uma vitória. Esse é o resultado da prótese colocada na pata traseira, o que foi possível graças á insistência da criadora Nilza Nastasi, dona do animal. No fim de 20102, o marido dela estava tirando leite no curral quando Neguinha caiu e quebrou a pata.   Como era época de festas, os criadores não conseguiam encontrar veterinários para ir ao sítio e cuidar do animal. A orientação, por telefone, era de sacrificar a vaca. Então, o casal procurou Nelson Nolé, dono de uma empresa que fabrica próteses humanas.

vaca

Mas ainda faltava ainda encontrar um veterinário que para fazer a amputação. O fabricante foi ao sítio para tentar convencer dona Nilza a sacrificar o animal, mas ele que acabou sendo convencido a fazer a cirurgia. Nove dias depois do acidente, foi realizada a amputação no sítio. Em seguida, foi feito o molde para a prótese. Uma semana depois, Neguinha voltou a andar.   A prótese é provisória. A peça definitiva virá com algumas adequações. Mas a mudança será feita quando Neguinha estiver totalmente recuperada da cirurgia.

O veterinário Nélson de Lara acredita que a neguinha irá se recuperar em poucos meses e que a cirurgia para colocar a prótese definitiva seja feita ainda este ano.

Fonte: G1 / R7 / Domingo Espetacular

Passo Firme – 28.01.2013

Curta e compartilhe a página do Passo Firme no Facebook!

Anúncios

Um comentário em “Vaca amputada ganha pata mecânica em experiência inédita no Brasil

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s