Deficientes auditivos dão exemplo de superação no TRT da Bahia

Integrantes da equipe de digitalização posam para foto junto com a presidente do TRT-BA, desembargadora Vânia Chaves, e o corregedor-geral, ministro Ives Gandra Filho
Integrantes da equipe de digitalização posam para foto junto com a presidente do TRT-BA, desembargadora Vânia Chaves, e o corregedor-geral, ministro Ives Gandra Filho

Contratados pelo tribunal  para digitalizar processos, através de um convênio com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada-BA), os trabalhadores, que receberam uma visita ilustre nesta quinta-feira (5), dão provas mais que suficiente de eficiência e superação de limites

Lázaro Britto, para o TRT-BA

Entusiasmado com os relatos de excelência acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de pessoas com deficiência auditiva no Setor de Digitalização do TRT da Bahia (TRT-BA), o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Filho, reservou um tempo de sua agenda na tarde desta quinta-feira (4) para conhecer de perto o trabalho da equipe. O ministro, que até esta sexta-feira (5) realiza correição ordinária no TRT-BA, estava acompanhado da presidente do Tribunal, desembargadora Vânia Chaves, e uma comitiva de assessores e servidores.

20130404 - Visita Corregedor Digitalização 042 - editada”Mesmo com as limitações, inerentes a todos nós, podemos contribuir com a soma do nosso trabalho para chegarmos longe”, afirmou o corregedor-geral (no centro da foto), por intermédio da supervisora Rosecleide Borges – que atua como intérprete do grupo -, ao elogiar a determinação deles com o trabalho. O ministro aproveitou ainda para relatar a experiência de seu tio – o pianista e maestro João Carlos Martins – que mesmo após perder os movimentos de uma das mãos por causa de um acidente, fez da deficiência um motivo a mais para superar suas limitações e continuar fazendo o que ama.

Em seguida, o diretor da Coordenação Judiciária de 2ª Instância, Celso Thiago Andrade, a convite da presidente, falou da satisfação com o convênio firmado com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado (Apada Bahia), que resultou em ganhos para o Tribunal, ao mesmo tempo em que possibilitou a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O diretor destacou o empenho e dedicação já comprovados pelos profissionais, que já ultrapassaram a marca dos nove mil processos digitalizados em apenas oito meses de trabalho – uma média superior a 1,1 mil processos por mês, ultrapassando em mais de 100% a estimativa do TRT-BA, que era de 500 processos por mês.

SONY DSC”O que me impressionou foi não apenas a forma como eles se adaptaram ao trabalho, mas também a velocidade dessa adaptação e o alto índice de concentração da equipe”, afirmou Celso Thiago (foto), ressaltando que a maioria dos trabalhadores, embora tivesse conhecimento em informática, nunca havia trabalhado com digitalização de documentos.

SONY DSCO digitalizador Victor Leal (foto), um carioca animado, que atua no setor há cerca de cinco meses, agradeceu em nome dos colegas os elogios e o reconhecimento demonstrados pela Administração do TRT, destacando que a visita do corregedor-geral lisonjeou toda a equipe. ”Ainda  me considero um novato aqui no setor, mas vou continuar trabalhando com dedicação. E que venham mais nove mil processos!”, brincou.

Após ter zerado, em dezembro último, o passivo de cinco mil processos à espera de escaneamento, o Setor de Digitalização do TRT-BA digitaliza atualmente cerca de mil processos por mês, além de documentos administrativos do Regional. Os cerca de um mil processos digitalizados todo mês são Recursos de Revista (RR) admitidos e Agravos de Instrumento interpostos em RR denegados – para remessa ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que desde agosto de 2010 só recebe processos em formato digital.

Fonte: Secom TRT-BA

Passo Firme – 05/04/2013

Curta e compartilhe a página do Passo Firme no Facebook!

Anúncios

Um comentário em “Deficientes auditivos dão exemplo de superação no TRT da Bahia

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s