Como conseguir próteses e aparelhos ortopédicos pelo INSS

A solicitação da prótese só pode ser feita em uma agência da Previdência Social, não podendo ser feita pelo PREVFone (135) ou pelo site da Previdência, já que o sistema informatizado do INSS não dispõe dessa opção. | Foto: MP
A solicitação da prótese só pode ser feita em uma agência da Previdência Social, não podendo ser feita pelo PREVFone (135) ou pelo site da Previdência, já que o sistema informatizado do INSS não dispõe dessa opção. | Foto: MP

Você sabia que o  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é obrigado a fornecer perna mecânica, braço mecânico, cadeiras de rodas, muletas e outros tipos de próteses, órteses e demais aparelhos ortopédicos para os segurados e dependentes? A maioria desconhece o próprio direito. E o que é pior: a própria cúpula do INSS também. Isso não é novo e está na Lei nº 8.213/91, nos artigos 89 e 90, bem como no Decreto nº 3048/99. A Lei de Benefícios da Previdência Social e o Regulamento da Previdência Social preveem que o benefício é devido em caráter obrigatório, inclusive aos aposentados e para habilitá-los ou reabilitá-los não apenas profissionalmente, mas também socialmente.

Recentemente, a Justiça de Franca, no interior paulista, condenou o INSS a fornecer uma perna mecânica para um segurado do INSS, que sofreu um acidente de trabalho (veja a notícia). Muitos que ingressam na Justiça para obtenção de próteses ou órteses, ao invés de solicitarem ao INSS, pedem para o Sistema Único de Saúde (SUS), cuja rede rede pública é gerida pelo Município, Estado e/ou União.

Veja também: Representante no INSS explica como adquirir próteses de graça

Ressalta-se que além dos benefícios pagos em dinheiro, o INSS também é obrigado a prestar alguns tipos de serviços para os segurados e seus dependentes. Um desses serviços é a habilitação e a reabilitação profissional, que consiste numa espécie de (re) inserção profissional e social dos segurados e seus dependentes, vitimados por alguma lesão ou sequela. E dentro dessa linha de serviços está o fornecimento de próteses e órteses.

Abre-se um parêntese para diferenciar a prótese da órtese. A prótese substitui uma parte do corpo por uma peça artificial. Ex.: perna mecânica, braço mecânico etc. Segundo os dicionários, órtese é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuromusculoesquelético para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica. São aparelhos ou dispositivos ortopédicos de uso provisório ou não, destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo. São exemplos de órteses: muletas, andadores, cadeiras de rodas, palmilha ortopédica, tutores, joelheiras, coletes, munhequeiras etc. Observa-se, portanto, que a principal diferença entre uma órtese e uma prótese reside no fato da órtese não substituir o orgão ou membro incapacitado.

INSS pretende aperfeiçoar sistema de perícia (Foto: Jonas de Morais/DL)
INSS pretende aperfeiçoar sistema de perícia (Foto: Jonas de Morais/DL)

QUEM PODE REQUERER: Para pedir a prótese ou órtese ao INSS é necessário que a pessoa seja segurado, isto é, contribuinte da Previdência Social através do chamado “Regime Geral da Previdência Social” (RGPS) ou estar acobertado por ela, o que exclui os servidores públicos estatutários de qualquer esfera (municipal, estadual ou federal), tendo me vista que estes contribuem para os chamados “Regimes Próprios” da Previdência Social (RPPS), geridos em geral pelos respectivos órgãos. Os dependente de segurados do RGPS, bem como os aposentados e pensionistas também têm direito. Além disso, precisa comprovar mediante laudos e/ou relatórios médicos em perícia a necessidade da prótese/órtese.

Infelizmente, a solicitação não pode ser feita por agendamento eletrônico pelo PREVFone (discando 135) ou pelo site da Previdência Social, já que o sistema informatizado do INSS não dispõe dessa opção. Terá que ser feito pessoalmente nas agências. Todavia, embora o pedido possa ser realizado diretamente em qualquer agência do INSS, o cidadão vai se assustar, pois os órgãos diretores da Previdência desconhecem essa possibilidade. Certamente, isso só será possível através de uma ação na Justiça. Em caso de dúvidas, deve-se procurar a ajuda de um especialista.

Fonte: Portal GCN.Net | Via Tiago Faggioni Bachur (Colaboração de Fabrício Barcelos Vieira, advogados e professores de Direito Previdenciário).

Veja também:

Leia talmbém:

COMO CONSEGUIR PRÓTESES E APARELHOS ORTOPÉDICOS PELO SUS

APOSENTADOS PODEM REQUERER PRÓTESES ORTOPÉDICAS NO INSS

Passo Firme – 02/10/2013
Siga a nova página do @Passo_Firme no Twitter!

30 comentários em “Como conseguir próteses e aparelhos ortopédicos pelo INSS

  1. MORO EM GANDU BAHIA SOU TETRAPLEGICO E PRECISO DE UMA CADEIRA MOTORIZADA COMO FAÇO P ADQUIRIR MEU TELEFONE 07399406924 MEU NOME É ROSIVALDO

    Curtir

  2. sou amputada á 27 anos e já sabia que o inss fornecia próteses, mas nunca consegui nenhuma informação precisa,, nenhum funcionário do inss sabe dizer nada sobre o assunto…

    Curtir

  3. eu sou amp mbr inf dir quero dizer sou ampultado da perna direita assima do joelho . pois quero saber como faço para obter uma protese com joelho idraulico pois tenho uma do sus que nao me adaptei pois , o inss nao quer me dar uma pois eles falam que eu teria que voutar aser um contribuinte pois ja fazem 22 anos que o proprio inss que me aposentou por invalides pois na epoca era jovem tinha 24 anos mande um endereço que eu possa pedir ajuda juridica muito obrigado .

    Curtir

    1. Aposentado do inss também tem direito a prótese. Mas aqui é Brasil, dei entrada no pedido de prótese no inss, já fez três anos e nada. Bota na justiçaedindo uma genium. A manutenção também é por conta do inss.

      Curtir

      1. boa tarde eu sou amputado da perna direita acima do joelho queria mais informaçoes sobre isto pois ja faz um ano que solicitei uma pelo inss e ate hoje me passe seu imail e telefone

        Curtir

  4. Ola! Gostaria de saber se eu estando trabalhando também consigo colocar prótese pelo inss? Não tive acidente de trabalho. perdi aperna aos12 anos, não estou afastada e trabalho normalmente, eu também posso ter esse direito?

    Curtir

  5. OLA, SOU AMPUTADO À CIMA DO JOELHO ESQUERDO E FIQUEI MUITOS ANOS (SEM PERNA) ATÉ QUE DESCOBRI QUE PELO (SUS) É POSSÍVEL GANHAR (GRÁTIS) PRÓTESES, CADEIRAS, EM FIM..) AQUI EM GRAVATAÍ-RS, BASTA O INTERESSADO IR AO POSTO DE SAÚDE, PEDIR UM LAUDO MÉDIO QUE TENHA O (CID) DA AMPUTAÇÃO E JUNTAR DEMAIS DOCUMENTOS: COMPROVANTE DE RESIDENCIA, CPF, CIC (XEROX) E O PRÓPRIO PESSOAL DO POSTO MÉDICO ENCAMINHA PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO QUE APÓS FEITO ESTES ENCAMINHAMENTO PASSA O SEU PEDIDO PARA UMA INSTITUIÇÃO NO MEU CASO É O ( CEREPAL-PORTO ALEGRE-RS) E PELO PRAZO DE DOIS ANOS ELES DÃO TODA A ASSITÊNCIA NECESSÁRIA APÓS ESTE PRAZO VOCE FAZ NOVO PEDIDO E GANHA OUTRA PRÓTESE NOVA E ASSIM SUCESSIVAMENTE.

    Curtir

  6. 1 ano e 6 meses. Só milagre, alem desse tempo tem a parte de reabilitação e cada caso é um caso. Nessa brincadeira vai de 3 anos pra frente e as coisas não andam. As próteses do inss da bahia é da ottobock, so que demora muito.

    Curtir

  7. Eu faço reabilitação profissional do INSS, em Petrolina Pernambuco e a prótese que o INSS me deu é de péssima qualidade, no começo eles me disseram que o pé da prótese seria de fibra de carbono, mas quando a prótese chegou não tinha nada de pé de fibra de carbono, o pé era somente de borracha e o joelho e de baixa atividade a prótese não atende minhas necessidades, e pior e que o INSS quer que eu volte a fazer atividades na agricultura com uma prótese que dá mal pra eu caminhar e o mais pior o médico que prescreveu minha prótese foi um médico cirurgião vascular; e não um médico ortopedista.

    Curtir

  8. uso ortese, tutor longo há mais de vinte anos, e agora não consigo mais com o peso da mesma, gostaria de troca-la por outra mais, ou seja mais moderna de fibra de carbono.

    Curtir

  9. Meu irmao sofreu um acidente de moto teve q amputar a perna esquerda em cima do joelho. Eli presisa de uma protes como adiqudequerir. Mim ajude meu tef er 11 968202864

    Curtir

  10. Preciso urgente de uma prótese de quadril para valdira de lourdes DÉSSIO . ESTAMOS ESPERANDO A 4 ANOS ELA SÓ PIORA MUITAS DORES QUASE NÃO CONSEGUE ANDAR. POR FAVOR NOS AJUDEM ELA TEM TODOS OS ENCAMINHAMENTOS DE MEDICOS. NÃO SABEMOS AONDE IIR.AGUARDO RESPOSTA.OBRIGADA.

    Curtir

  11. preciso de um pê da perna mecanica pois omesmo estragou e nao posso usar aperna por favor se alguem tiver me ajude ope e o da perna direita obrigado.

    Curtir

  12. Me chamo katiuscia meu marido sofreu um acidente q teve que amputar acima do joelho mais nao foi no sevico ele tem direito a protese pelo inss ?

    Curtir

  13. Eu achei mt interessante a prótese eu preciso mt d uma pro meu irmão ele sofreu acidente d moto e teve q ucuta o braço esquerdo ele tem 19 anos eu moro em Belo Horizonte vista do sol número 152 eu tenho q encontrar essa prótese pra ele

    Curtir

  14. Perdi a perna no acidente de moto quando voltava do trabalho minha função era vigilante então a pontuação ficou do joelho pra baixo como faço para conseguir uma prótese no INSS ninguém sabe responder nada

    Curtir

  15. Eu tenho um filho que mora em Cuiabá MT ele recebeu uma prótese a perna direita so que é muito ruim e ele so vive caindo e se machucando porque não tem condições de andar com uma perna daquela muito ruim mesmo . O que ele deve fazer para mandarem outra ?

    Curtir

Obrigado por sua colaboração ao #PassoFirme!